Whatsapp e companhia fora do ar

Ontem, fim de tarde aqui na Europa, os aplicativos de mensagens Whatsapp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar. Por ser fim de tarde, horário local, e pelos europeus, especialmente os da aqui da Europa Central não serem tão dependentes desses aplicativos, a falha foi sentida, mas não causou grandes transtornos.

De acordo com o Facebook, o qual o Whatsapp faz parte, a falha nos serviços dos aplicativos se deu por um problema na manutenção do sistema. O próprio Mark Zuckerberg em um post do Facebook pediu desculpas. A empresa também utilizou o Twitter para relatar o problema.

Zuckerberg com problemas

Além da pane que deixou millhares de usuários na mão, Zuckerberg enfrenta também denúncias de manipulação dos dados de usuários, a partir de uma ex-funcionária. Essa semana mesmo, ele foi questionado no Senado norte-americano. Não é a primeira vez que o Facebook enfrenta esse tipo de denúncia. Em 2015, dados dos usuários do Facebook foram repassados para a Cambridge Analytica e posteriormente utilizados para a campanha do Donald Trump, que ganhou as eleições presidenciais, nos Estados Unidos, em 2016.

Dependência das redes sociais

A grande pergunta que fica com esse episódio é até que ponto, nós devemos estar dependentes das redes sociais. Em tempos da pandemia, onde muitos negócios passaram para o online e praticamente vivem de redes sociais. A pergunta que fica é quais alternativas que podemos ter, além do Facebook e suas redes filhotes, como o Instagram e Whatssap.

O Orkut, aquela rede social tão querida dos brasileiros acabou. Será que o fim do Facebook se aproxima? Ter outras alternativas é uma boa opção, para não ficar, literalmente na mão.