Viena: O Túnel do Lobau

Publicado por

Em Conferência de Imprensa, no primeiro de dezembro, a Ministra dos Transportes, Leonore Gewessler (Gruenen) informou que o túnel do Lobau não será construído, para preservar o meio-ambiente. Afinal de contas, o que significa isso?

Faz vinte anos que vivo em Viena. Faz vinte anos que se fala em construir um túnel que passa por baixo do Lobau. O Lobau é uma area que se encontra no 22º Distrito de Viena e está na divisa com o estado da Baixa-Áustria. O Lobau faz parte do Parque Nacional Donau-Auen.

A construção do túnel faz parte de um projeto de infraestrutura, um último trecho de estrada rápida “Schnellstrasse” S1, com 19 quilômetros de extensão dos quais 8,2 quilômetros seriam o famoso túnel. Esse trecho facilitaria o acesso daqueles que vem do sudoeste de Viena, seja para trabalho na cidade, mas também daqueles que passam do sul para o norte da Áustria, vindos da Hungria ou Eslováquia.

Durante anos se discutiu, como melhorar o trânsito nessa região e alternativas de construção dessa estrada e ao mesmo tempo não prejudicasse o Lobau.

Quando os verdes faziam parte do governo de Viena (2010-2020), eles apoiaram o projeto, mesmo que alguns membros sempre, por questões puramente ideológicas não apoiassem a construção desse túnel.

O fato que essa história mostra bem, o retrato entre os desafios entre preservação do meio-ambiente e desenvolvimento. Se não houver nenhum tipo de alternativa para aqueles que precisam vir para Viena, eles que passam pelas estradas alternativas, incomodando os vizinhos e claro, produzindo mais CO2. O que fazer, então?

Acampamento contra o túnel

Ao mesmo tempo, um grupo de ativistas dos verdes e incluindo membros do movimento “Fridays for Future” fizeram um acampamento para evitar a construção do túnel. Tudo bem documentado através das redes sociais.

Já fazia algumas semanas que corria o burburinho nas redes sociais de um “não” do Ministério dos Transporte. Hoje, durante a apresentação, a Ministra estava falando para o seu eleitorado, unicamente.

Com certeza, a preservação do Meio Ambiente, junto com planos de diminuição da emissão de gases de CO2 deve ser prioridade. Mas, faltou apresentar alternativas, o que não foi feito.

Viena vai recorrer da decisão

Logo após o anúncio do cancelamento da construção do túnel, o Prefeito de Viena, Michael Ludwig (SPO) afirmou que vai recorrer da decisão. Ele afirmou que essa decisão prejudica a mobilidade de milhares de pessoas e dificuldade a vida dos moradores, justamente aqueles que vivem perto do Lobau.

Para concluir este post, os políticos estão na era das redes socias, onde assuntos que servem para dividir mais ainda a sociedade, são aqueles que trazem mais engajamentos e como consequencia, mais votos.

Essa Conferência de Impresa com o “não” para o Túnel do Lobau vem em um momento que o governo austríaco está muito fraco, com baixa popularidade por conta da crise da Covid19.

Logo após o anúncio, começou-se uma ação pelas redes sociais do Partido Verde e ONGs ligadas ao meio ambiente. Resta saber, se a estratégia vai colar junto ao eleitorado.

Não deixe de ler!

Um comentário