Skip to content

Vacinem, o mais rápido possível!

A única maneira de conter a Pandemia, nesse momento é a vacinação em massa. Claro, que para isso é necessário que a vacina apresente eficácia necessária. O problema das mutações vem colocando desafios para os cientistas e para os governos. Parte da população não topa mais seguir as regras do Coronavirus. Na Europa, a cada fim de semana, capitais européias apresentam manifestações. Além do cansaço das regras, o desemprego é alto para os jovens.

Hoje, 17 de fevereiro, a cidade de Viena começou a vacinar os idosos acima de 80 anos e pessoas com deficiência física. Até agora foram vacinados pouco mais que três por cento da população, o que é pouco. Para completar, há mutação sul-africana que obriga a manter o lockdown de todas as atividades com aglomeração, como a gastronomia, cultura e turismo. Para a lado oeste da Áustria, que vive basicamente de turismo de inverno, um verdadeiro desastre.

Vacina para todos: A iniciativa Covax

A Organização Mundial de Saúde junto com a aliança de vacinação Gavi*, CEPI – Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemia e mais de 190 países participam dessa iniciativa, com uma contribuição financeira. Essa iniciativa é também apoiada pelo Unicef.

A idéia da iniciativa Covax é vacinar pelo menos 20 por cento da população em todos os países, entre os profissionais de saúde e pessoas que pertecem ao grupo de risco. Dos dois bilhões de doses programadas, 337 milhões serão destinadas aos países mais pobres.

Vários laboratórios participarão dessa iniciativa como AstraZeneca, Pfizer, Novavax, Sanofi/GSK e Johnson & Johnson. Há uma grande preocupação que os países mais pobres não consigam acessar as vacinas, já que parte de sua produção já foi reservada para os países ricos.

No Brasil, a campanha começa a passos de tartaruga.

De acordo com a CNN Brasil, o Ministério da Saúde assinou um novo contrato com o Instituto Butantan para a compra de 54 milhões da vacina Coronavac. Essas doses se somariam as 46 milhões de doses que o governo federal já havia adquirido chegando a um total de 100 milhões de doses. Uma boa notícia.

O fato que se precisa vacinar urgentemente. A população deve estar de olho nos fura-fila ou seringas vazias. Há várias denúncias na Internet, de idosos não estão sendo vacinados, que são prioritários dentro do programa nacional de vacinação.

Observações: Gavi Alliance é uma iniciativa da Fundação Bill e Melinda Gates. CEPI é a Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemia.

Obrigada por ler o Blog do DricaRibas.

%d blogueiros gostam disto: