Vacina no Tirol

O distrito de Schwaz, no estado do Tirol começará a vacinar seus habitantes para conter a mutação sul-africana, já na metade de março. Essa mutação está amplamente difundida aí. Serão 100 mil doses das vacinas Pfizer e Biontech. Ao mesmo tempo, Schwaz será uma região de pesquisa.

Essa quantidade de doses foi possível, devido a uma cooperação entre o estado do Tirol, governo federal austríaco e a União Européia. O objetivo é conter a mutação sul-africana, a B.1.351.

Há uma preocupação muito grande, de que as vacinas da vez não sejam suficientes para conter essa mutação. Justamente por conta da mutação britânica, a B.117 , o governo austríaco se viu obrigado a frear a reabertura da gastronomia, cultura, turismo e esporte. Essas atividades só recomeçarão, na metade de março .

Fronteira com Baviera

O Governador do Tirol, Gunther Platter e o Primeiro-Ministro Sebastian Kurz esperam que com a campanha de vacinação, o controle de fronteira com a Baviera, na Alemanha não seja mais reativada, a partir do 11 do março.

Essa iniciativa do governo tem sido considerada como uma “tábua de salvação”. O lado oeste da Áustria tem sido muito prejudicado com a Pandemia, lockdowns e ausência de turistas alemães. Vale lembrar, que há um ano, quando começava a crise do Coronavirus, Ischgl, no Tirol foi considerado o hotspot e propagador do vírus para Alemanha e outros países, para o norte da Europa. Essa imagem, o governo austríaco quer apagar e ter sob controle o vírus e reabrir a economia. Afinal de contas, já são mais de meio milhão de desempregados.

Atualização

Nos últimos dias, foi descoberto um imenso “cluster” cadeia de infecção na cidade de Wiener Neustadt, no estado da Baixa-Áustria. Essa é uma espécie de cidade dormitório, onde vários trabalham em Viena. Os epidemologistas consideram “normal” devido a infecciosidade da variação B.117.

Vale lembrar que a reabertura da gastronomia está prevista para o 15 de março, no estado de Vorarlberg e a partir de 27 de março para outros estados. Se isso efetivamente acontecerá, vai depender do vírus.