Skip to content

O começo mortal da terceira onda de Covid19 no leste europeu.

Last updated on 27 de março de 2021

Se a situação da Covid19 é muito ruim nos países da Europa Central, mais ao leste, a coisa é simplesmente um desastre. Na Tchequia, país vizinho da Áustria há 768 novas infecções para cada 100 mil habitantes. A taxa de incidência de infecções aí é de 1.574 dos últimos quatorze dias. Na Alemanha, a taxa de incidência dos últimos sete dias é 72,4 para cada 100 mil habitantes. Na Áustria, a incidência dos últimos sete dias é de 191,6. 

Na Tchéquia, nas últimas 24 horas, 1.916 pacientes estão em estado crítico e se encontram com respiração artificial. Devido a situação dramática do país, o Primeiro-Ministro Andrej Babis e Ministro da Saúde Jan Blatny solicitarão o uso emergencial da vacina russa Sputnik V para o país.

Como já escrevemos em posts anteriores, há poucas vacinas disponíveis para os países membros da União Européia, devido ao problema da distribuição e as mutações do vírus.

Bem como na Tchéquia, a situação na Eslováquia também é grave. O país tem 5,5 milhões de habitantes e conta com quatro mil infecções na média. Marek Krajci renunciou como Ministro da Saúde. Há uma pressão muito grande para a autorização do uso emergencial, nesse país da vacina russa Sputnik V.

Sputnik V como influência política?

A Agência de Medicamentos da Europa-EMA começou analizar  a documentação para autorizar o uso emergencial da Sputnik V dentro dos paises membros da União Européia. Essa vacina foi desenvolvida pelo Centro Nacional Gamaleya de Epidemologia, na Rússia.

Alguns países membros, como a Hungria começaram a utilizar a Sputinik V, mesmo sem autorização da EMA. Ainda há poucos estudos publicados sobre a eficácia da vacina russa. Entretanto, devido ao aumento importante do número de casos, justamente devido as mutações, países têm passado por cima da EMA.

O governo austríaco já declarou que utilizará somente vacinas autorizadas pela EMA. A Itália terá uma fábrica da vacina Sputnik V, a partir de julho. A expectativa é de que essa autorização saia até lá.

Obrigada por ler o Blog do DricaRibas.

%d blogueiros gostam disto: