Skip to content

Televisão Pública na Europa: ORF

No post de hoje, eu comento como é funcionamento de televisão pública, aqui na Europa, utilizando o ORF como exemplo.

Österreichische Rund Funk – ORF começou com sua célula inicial através da rádio RAVAG, em 1924. Mas, como canal de televisão entrou no ar, no ano de 1955. Na Alemanha, o ARD, das Erste começou no ano de 1952 e ZDF 1963.

Antigamente, só havia a televisão pública, aqui no centro da Europa. Na Alemanha, o primeiro canal privado entrou no ar, o RTL no ano de 1984. Na Áustria, somente em 2003 é que o primeiro canal privado, o ATV Plus entrou no ar. Houve muita pressão por parte da União Européia para permitir canais privados aqui. A Áustria foi um dos ultimos países que somente possuia televisão pública.

Pagar ou não a taxa mensal

No governo passado, na coalizão entre conversadores e ultra-nacionalistas discudiu-se a abolição da taxa mensal, o Grundgebühr. Os canais públicos são parcialmente financiados por dinheiro de impostos e pela taxa mensal. O Grundgebühr é obrigatório, tanto na Áustria, como na Alemanha, caso você possua televisão e rádio no carro.

No meio do impasse político, o caso Claas Relotius, jornalista da revista Spiegel teve papel fundamental na recolocação do ORF junto ao seu público. Até esse momento havia um processo de ideologizão por parte da imprensa e que batia de frente com a extrema-direita gerando a polarização extremada.

Claas Relotius foi desmacarado a criar fontes nos textos jornalísticos. O caso gerou comoção e um pedido de desculpas da revista, junto aos seus leitores e obrigou a imprensa germanofona a priorizar a informação. Isso também gerou no ORF essa necessidade de se reencontrar com seu público. Com uma kombi, o canal saiu país afora para perguntar sobre qual programação que a população gostaria de assistir.

Aqui em casa, pagamos o ORF. Primeiro, maridão austríaco tem um carinho enorme com o ORF, como muitos austríacos. Depois, o DricaRibas sentiu que o canal melhorou e que o Grundgebühr serve para custear a produção de programas, como telejornais e programas de entreterimento como o Tatort, principal série policial, que passa no domingo à noite.

Cabe a você decidir, se paga ou não o Grundgebühr. Dependendo da situação que você se encontra, aqui na Áustria. Isso não impede de você acessar o ORF através da internet. É importante você se interar do que acontece aqui, além de acompanhar as instruções das autoridades, em tempos de Covid19.

Obrigada por ler o Blog do DricaRibas.

%d blogueiros gostam disto: