Superwahl na Alemanha: Baden-Wüttemberg e Rheinland-Pfalz.

Ontem, dois estados alemães tiveram eleições: Baden-Württemberg e Rheinland-Pfalz. Em Baden-Württemberg, o partido verde ganhou com uma grande margem de diferença. De acordo com as previsões do canal alemão ARD 32,4 %, enquanto o seu parceiro de coalizão CDU conseguiu 23,6 % dos votos. Considerada uma perda histórica para o partido conservador. O Governador Winfried  Kretschmann do partido verde pode continuar o governo com seu parceiro atual, o CDU* mas ele também formar um governo de coalizão partido social-democrata ou com os liberais, FDP*.

Em Rhein-Pfalz, o Governadora Malu Dreyer do SPD* também pode permanecer no cargo. Seu partido, o SPD conseguiu 36,2% duplicando a porcentagem, em relação ao resultado das eleições do ano 2016. Aí há um governo de coalizão com três partidos, SPD, FDP, os liberais e Grüne, partido verde. Esse tipo de coalizão é chamado pela imprensa alemã de “Ampelkoalition”, em referência as cores do semáforo- die Ampel.

Por que o partido de Angela Merkel perdeu tantos votos? 

Isso aconteceu devido ao “Maske-Affären” escândalo que envolve deputados do partido CDU. Alguns deputados do partido de Angela Merkel são acusados por fazer lobbying para empresas produtoras de máscaras.

Ao mesmo tempo, há em desgaste natural do governo, em relação as medidas do Coronavírus. Como na Áustria, há protestos todos os fim de semana.

O resultados dessas duas eleições regionais têm impacto para as eleições nacionais marcadas para outubro. Angela Merkel não será mais candidata pelo Union, encerrando seu ciclo de 16 anos como Primeiro-Ministra. Depois de uma longa briga e disputas internas, o CDU escolheu o seu cabeça de lista, em janeiro, Armin Laschet, o Governador do estado Nordrhein-Westfalen. 

Eleições Gerais em Outubro.

O líder do SPD Olaf Scholz disse está contente com o resultado positivo das eleições para seu partido e avalia ter uma coalizão sem o CDU. Com os bons resultados dos verdes e dos liberais, há a possibilidade de haver uma coalizão semáforo – Ampelkoalition, a nível federal.

E a Extrema-Direita? 

Alternative für Deutschland nas duas eleições regionais teve uma pequena perda de votos. Essa foi a primeira eleição depois que o partido foi considerado como suspeito de atividades extremistas. Nas últimas eleições nacionais, o Afd conseguiu 88 cadeiras das 709 no parlamento alemão. Quantas cadeiras conseguirá é impossível prever. 

Observações do texto:

No sistema parlamentarista há o sistema de coalizão para formação de governo. Os partidos mais colocados na eleição ganham o direito de formar o governo. Para isso deve ter a metade do número de cadeiras do parlamento. A Alemanha possui 709 cadeiras, para um governo de coalizão precisa de 354 cadeiras.

Partidos políticos na Alemanha:

CDU Christkich Demokratische Union, o partido conservador.

SPD – Sozialdemokratische Partei Deutschlands, o partido social-demcrata.

Grüne Partei: O partido verde. Depende da região na Alemanha, pode ter outro nome, como em Berlin, Bündnis 90.

FDP: Apesar da dessas três letras ter outro sentido em português, esses são os liberais na Alemanha. Freie Demokratische Partei.