O Sonhado Passaporte Verde de Vacinação

Em Israel, metade da população já foi vacinada. Os vacinados ganham passaportes verdes que lhe dão o direito, de retornarem suas vidas de antes. Imaginem, pode ir ao cinema, teatro, sem máscara! Um sonho, pelo menos, para nós aqui na Europa.

Aqui na Áustria, as coisas não são boas. Há duas semanas as lojas reabriram, colégios voltaram e lojas de serviços, como cabeleireiro e manicure também abriram suas portas. Para entrar nas lojas, precisa-se de máscara FPP2. Nos colégios, as crianças são testadas, com o teste do cotonete, duas vezes por semana. Para ir ao salão precisa-se de testes negativos para a Covid19, com pelo menos 48 horas, além da máscara.

O número de casos de Covid19 aumentou muito aqui. Agora, encontra-se na casa dos dois mil casos por dia. Verdade que esse número alto representa o número maior de testes realizados. Logo após a abertura dos cabeleireiros haviam filas e quase não haviam horários disponíveis para se fazer os testes de Covid19. Esses podem ser feitos junto com a cidade de Viena ou nas farmácias. Com a cidade de Viena é necessário agendar por Internet.

Há uma pressão enorme para que outros setores reabram as portas, como a gastronomia, cultura e esportes. Esses exigem as mesmas condições que outros tiveram. O fato que é que a gastronomia, por exemplo, está com as portas fechadas desde da metade de dezembro do ano passado. Os prejuízos são imensos, além dos meio milhão de desempregados e muitos negócios que não resistiram, especialmente os pequenos e os médios.

A vacina?

Enquanto isso, a campanha de vacinação continua a conta-gotas. Na Áustria, a fase 1 da vacinação foi concluída, com um terço das pessoas que vivem em casas de repouso vacinadas. As estátisticas já mostram uma redução no número de mortos. Tanto assim, que a partir da próxima semana, haverá mais possibilidades de visita para os idosos que vivem nas casas de repouso, até então isolados.

A partir da próxima semana começará a fase 2 da vacinação. Também para o grupo de risco, mas para aqueles que vivem em suas casas. A partir de abril, com a fase 3, vai ter possibilidade de outras camadas da população se vacinarem. A idéia que se tenham ruas de vacinação para todos aqueles que querem se vacinar. O governo também espera até aí ter mais doses de vacinas recebidas, o que aliás tem sido o grande problema enfrentado por todos os países membros da União Européia.

Para concluir este post, a pergunta de ouro é como será o verão. Fala-se de um passaporte verde, para aqueles que desejam viajar, especialmente para tomar um avião.