Páscoa Quarentena funcionará?

Depois do anúncio do “Ost-Lockdown”, o lockdown do leste, aqui na Áustria, os sindicatos e associações de trabalhadores e empregadores do comércio criticaram as medidas. Esses falam de bloquear essas medidas e planejam medidas próprias. Eles acreditam que o”Ost-Lockdown” seja inviável de se colocar em prática.

Depois do confinamento total, entre o primeiro e seis de abril, o comércio reabrirá a partir do sete abril, mas com exigência de testes de Covid19 negativo. Ainda não está claro como esses controles serão realizados.

Por outro lado, tanto cientistas e médicos afirmam que o “Ost-Lockdown” não será o suficiente para conter a enxurrada de pacientes nos hospitais, especialmente daqueles que precisam das unidades de tratamento intensivo.

Ontem, 26 de março, a Comissão do Coronavírus do Ministério da Saúde* alertou que o lockdown do leste deveria ser estendido também para o oeste da Áustria. Com a taxa de incidência de 200 infecções por 100 mil habitantes está muito acima da taxa recomendável que é de 50 infecções.

Essa comissão afirma que o lockdown-confinamento é medida necessária para evitar o colapso dos hospitais.

Saúde & Existência

A Pandemia tem colocado dilemas importantes para os governos. Ao implementar lockdowns, medida impopular, isso gera desemprego além de irritação da população, já cansada depois de um ano de medidas Coronavírus.

Nessa terceira onda de infecções da Covid19 e mutações, o número de pessoas que necessitam de atendimento médico nos hospitais aumentou muito.

Outro grande problema é a falta de vacinas. Queda de braço entre a União Européia e o laboratório AstraZeneca afetou calendários de vacinação dos países membros.

Por fim, como o DricaRibas já alertou em outros posts, políticos não gostam de tomar decisões impopulares, mas a ausência delas gera o caos que estamos vivendo.