Omicron, a nova variante da Covid19.

Publicado por

A nova variante da Covid19 B.1.1.529, recém descoberta no sul do continente africano já possui nome, Omicron.

Essa variante causa enorme preocupação nos especialistas mundo a fora, tanto assim que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu aos países que coloca-se restrições de viagens para conter a propagação do Omicron.

O Omicron assusta por possuir várias mutações que pode significar a reincidência de infecções. Também há uma preocupação de que as vacinas atuais não possam ser eficazes contra essa nova variante.

Países europeus já reagiram ao cortar vôos com a África do Sul e países vizinhos. A Áustria também colocou restrições. Mesmo assim, já foi descoberto um caso de infecção do Omicron, na Bélgica.

Vacinação urgente

A África do Sul possui uma taxa muito baixa de vacinação com apenas 24% da população vacinada.

Na Europa Central, países lutam para convencer sua população para vacinar, como a Áustria ou Alemanha. Ambos possuem taxa de vacinação baixa, com 66,3% e 68,4%. Especialistas falam em pelos menos, em 80% da população duplamente vacinada.

Inclusive, a Áustria encontra-se em lockdown até o 12 de dezembro. Na Alemanha, especialistas e políticos pedem medidas mais duras para controlar o vírus da Covid19, no país. Os hospitais estão sobrecarregados, especialmente as unidades de terapia intensiva.

Mesmo Portugal que possue uma excelente taxa de vacinação em torno dos 80%, a terrinha se viu obrigada a colocar medidas de restrição, como o uso de máscaras em ambientes fechados e a obrigatoriedade de testes.

O que o Brasil deveria fazer

No atual contexto da Pandemia e com a descoberta do Omicron, o melhor a fazer é restringir os voôs com os países afetados, decisão que já foi anunciada pelo governo brasileiro.

Outra medida importante é acelerar a vacina contra a Covid19 e seriamente repensar se será possível a realização do carnaval, especialmente em grandes cidades como o Rio de Janeiro.

Mais notícias

A incerteza da Ômicron na Europa
A Ômicron avança rapidamente pela Europa.
A novela de Novak Djokovic
A novela com o tenista sérvio não acabou.