O vírus da Covid19 contra ataca

Publicado por

Quando pensávamos que finalmente a pandemia poderia estar sobre controle, aí aparece mais uma variante. Como no passado, ela costuma ser sequenciada na Grã-Bretanha e ganhou o nome de Delta plus. Ainda não se sabe muito dela sobre o ponto de vista de vacinas.

O único que se sabe é que essa variante é 10% mais infecciosa que a Delta original e vem se espalhando rapidamente pela Europa. Na Grã-Bretanha foram registrados, em um único dia, 50 mil casos, de acordo com o site da BBC.

Aqui na Áustria, o número de casos vêm crescendo muito nessa semana. Até agora, de acordo com o Ministério da Sáude são 3.852 casos e desses 1.488 são de pessoas que foram infectadas pela segunda vez. Da variante Delta plus já foram identificados 30 casos.

Essa variante chega em um momento bastante delicado aqui. O país patina nos 60% da taxa de vacinação e não consegue convencer a sua população de vacinar. Tanto assim, que a partir do primeiro de novembro começará a valer a Regra “3G”* nos ambiente de trabalho. Assim, o governo espera chegar aos desejados 75% da população vacinada. Também está previsto para as estações de esqui, a regra 3G. Vale lembrar que o turismo de inverno é uma fonte importante do PIB

Aquelas pessoas que tomaram a vacina Johnson & Johnson*, que é dose única, o governo pede para que se tome uma dose de reforço da Biontech/Pfizer.

Rússia com vários mortos

Na Rússia, o número de casos de Covid19 e de mortos vem aumentando muito nas últimas semanas. Em um único dia registrou mil mortos, bem como 33.740 novos casos. Em Moscou, a partir da próxima semana haverá novas restrições. Pessoas a partir de 60 anos e com doenças crônicas não poderão deixar o seu domicílio.

Mesmo que o país possua vacina própria, a Sputnik, somente 30% da sua população está vacinada. O governo não consegue convencer a sua população da vacinação, especialmente com uma nova variante que até o momento, não se sabe quais são as suas consequências.

A estação de frio, aqui na Europa está apenas começando. Com o frio, as pessoas tendem estar mais em ambientes fechados aumentando a probalidade de contágio para o vírus. A Pandemia parece não querer acabar.

*A Regra 3G – Genensen, Getestet ou Geimpft

A regra 3 G vale para ambientes fechados, especialmente para as atividades culturais, como teatro, cinema ou partida de futebol. Só há acesso aos Genesen (recuperados de um infecção de Covid19), Getestet (testado negativo para o vírus) ou Geimpft (vacinados). A partir do primeiro de novembro essa regra valerá para os ambientes de trabalho na Áustria.

*Diferença entre a vacina Johnson & Johnson e Biontech/Pfizer

Muitos preferiram a vacina da Johnson & Johnson por ser dose única. Mas, por conta das mutações, deve-se tomar a dose de reforço de Biontech/Pfizer ou Moderna. Qual a diferença? A vacina J&J utiliza um vírus morto e as outras a tecnologia Rma, com o vírus modificado.