O Festival Cultural de Salzburgo

O verão na Europa é o momento de festivais culturais que englobam música, teatro e ópera. Aqui na Áustria, o mais conhecido é o Festival de Cultura de Salzburgo, o Salzburger Festspiele. Esse ano, o festival comemora 100 anos.

Começou no ano de 1920, mas a cidade de Salzburgo já possuía tradição teatral, desde da Idade Média, quando se organizava a “Festa Misteriosa” que durava vários dias.

O festival possui no seu programa vários concertos de música clássica, peças de teatro e óperas. Sua marca é a encenação da peça de teatro “Jederman, das Spiel vom Sterben das reichen Mannes” – Jederman, o jogo da morte de um homem rico. A peça foi escrita por Hugo von Hofmannsthal e foi encenada pela primeira vez, em Berlin, no Zirkus Schumann, com a direção de Max Reinhardt.

Arquibancada para a encenação do “Jederman” no Domplatz, em Salzburgo.

Desde de 1920, “Jederman” abre o “Salzburger Festspiele” na Praça da Catedral, em Salzburgo. Como nos alpes, o tempo é muito instável, muitas vezes chove, a encenanção da peça acontece no teatro da cidade, “Das Haus für Mozart”.

casa de espetáculos de Salzburgo.

A cada ano, Jederman tem uma encenação diferente, conta com atores germanofonos conhecidos. O festival também é muito visitado por alemães, justamente pela localização da cidade, que se encontra na fronteira com a Alemanha, estado da Baviera.

Esse ano, o festival começou no 17 de julho e vai até o fim de agosto. Todos os dias há um espetáculo diferente. Por conta da Covid19, os espetáculos obdecem as regras de contenção do vírus, a regra 3G, já discutida em vários posts aqui do Blog.

O preço das entradas variam entre trinta euros e pode chegar até a quinhentos euros. Claro, que quanto mais pagar, melhor assento poderá ter. Mas, se você ficou curioso, você clicar aqui e ver todo o programa.

Também há a possibilidade de ver alguns espetáculos do Salzburg Festspiele, através da TV, tablet ou celular, através do canal 3 do ORF. Clique aqui.