Nova mutante da Covid19 assusta a Europa

Publicado por

O anúncio de uma nova mutante do vírus da Sars-Cov2, a Covid19 trouxe preocupação para os europeus. Ela foi descoberta em Botswana e na África do Sul e foi classificada como B.1.1.529 e ainda não possue um nome.

A B.1.1.529 tem sido considerada mais infecciosa que a variante Delta, que está em pleno vapor na Europa, causando a sobrecarga de hospitais e lockdowns. A variante Delta possue oito mutacões. A nova variante possue 32 mutações.

Já faz tempo que os especialistas vem alertando para variantes do vírus da Covid19 faz tempos. O grande desafio para ter essa Pandemia sobre controle é vacinar o maior número de pessoas, o mais rápido possível.

Desde do começo da vacinação contra Covid19, aconteceram vários contra-tempos. Aqui na Europa foi um problema de distribuição da vacina. Parte da vacina da AstraZeneca destinada para a União Européia ficou na Grã-Bretanha.

Depois veio o problema com as variantes, com a mutação britânica e mutação indiana. Ambas ganharam os nomes de Alpha e Delta, bem como a variante brasileira que foi renomeada como Gama. Veja aqui as nomenclaturas da Covid19.

Com a ausência de uma campanha de vacinação, especialmente nos países de língua alemã, durante o verão e o começo do outono, o número de casos de Covid19 aumentou rapidamente. Especialistas tinham alertaram que uma baixa taxa de vacinação poderia levar a um surto, o que aconteceu.

Países cortam voôs com a África do Sul

Grã-Bretanha já cortou voôs com a África do Sul, Namíbia, Lesotho, Botsuana, Eswatini e Zimbabwe. Israel tomou a mesma medida.

Ainda pouco, enquanto a DricaRibas escrevia esse post, a Áustria proíbe viagens para esses países. Pessoas que venham desses países devem fazer quarentena de 10 dias, apresentar um teste PCR, além de fazer um registro obrigatório.

Na tarde de sexta-feira, 26 de novembro, a Organização Mundial de Sáude vai reunir especialistas para avaliar a situação na África do Sul. Esse nova variante também ganhará um novo nome, de origem grega.

Atualização: o primeiro caso da variante B.1.1.529 na Europa foi descoberta na Bélgica. Essa variante é mais infecciosa, mas não se sabe se mais agressiva que a Delta.

A Organização Mundial de Saúde pede que os países controle as amostras coletadas e sugere a restrição de viagem. Vai demorar algumas semanas para que vírus seja sequenciado. A partir daí poderá se saber mais, inclusive sobre a eficácia das vacinas atuais.

A África do Sul possui uma taxa de vacinação contra a Covid19 de apenas 24%.

Mais notícias

Clipping Áustria, novo Primeiro-Ministro
Principais notícias da Áustria. Novo Primeiro-Ministro, Karl Neuhammer.
Clipping Europa, Novo governo na Alemanha
Principais informações da Alemanha. Novo governo e regra 2G contra a Covid19.