Miss Alemanha é brasileira

Quando eu vi essa notícia, eu fiquei surpresa, mas ao mesmo tempo muito feliz. A brasileira Domitila Barros é a nova Miss Alemanha. A escolha aconteceu no 19 de fevereiro, no último fim de semana, em Rust, no estado de Baden-Württemberg, com direito a transmissão pela televisão alemã.

Os organizadores do Miss Alemanha trocaram as regras para o concurso. Ao invés de trazer algumas mulheres “perfeitas”, cheias de cirurgias plásticas e botox, eles decidiram trazer mulheres do mundo real.

Domitila estava entre as 10 finalistas. Ela nasceu em uma comunidade no Brasil chamada “Linha do Tiro”. Seus pais criaram uma associação para ajudar as crianças de rua. O projeto ganhou reconhecimento da ONU. Adulta, ela veio para a Alemanha para estudar e ficou. Ela tem um mestrado em Ciência Política e Social pela Universidade Livre de Berlim. Ela é ativista política, oferece serviços de mentoria para mulheres e na área de Meio Ambiente.

A DricaRibas vive em Viena há mais de vinte anos. Nos países germanófonos ainda há muito preconceito em cima da mulher brasileira. Ainda temos a fama de “go go girl”. Parte disso vem da nossa elite que ainda vende a mulher brasileira, como “produto de exportação”.

A vitória da Domitila ajuda a quebrar esse preconceito. Mostra também para os brasileiros que é possível se integrar aqui, uma vez falando o idioma, o alemão. Nós, brasileiras, não somos “go go girl”.

Para o Brasil, fica o recado que se a sociedade brasileira fosse mais justa, pessoas como Domitila estariam no país, fazendo a diferença.