Mercadinhos de Natal

Publicado por
Praça da Prefeitura de Viena e seu tradicional Mercadinho de Natal

Ontem, eu estive com a minha filha no mercadinho de Natal da praça da Prefeitura de Viena.

Esse é o mercadinho mais tradicional da cidade e o primeiro que eu visitei quando eu cheguei em Viena, em 2003. Simplesmente é lindo ver as barraquinhas de enfeites de Natal, embora elas sejam caras.

Fui para olharmos a decoração de Natal. Há o controle da regra 2G, Genesen, para os recuperados de uma infecção de Covid19 ou Geimpft, vacinados. Há também um posto de vacinação para aqueles que desejarem se vacinar contra a Covid19.

Lockdown para não vacinados

Quando chegamos, havia gente. Mas, no espaço de meia-hora, lotou. Foi aí, que eu vi a necessidade de me retirar junto com filhota.

A situação do país com a Covid19 é dramática. As Unidades de Terapia Intensiva estão sobrecarregadas.

O governo austríaco colocou um lockdown para não vacinados, já a partir do 15 de novembro. As estatísticas mostram que boa parte dos internados são os não vacinados, com 85% da ocupação.

Virologistas, epidemiologistas e médicos alertam para a redução de contato em até 30%. Os vacinados têm a vantagem de não precisar de uma UTI, mas podem passar o vírus assim mesmo.

Ontem, em entrevista ao telejornal do ORF, o ZIB2, o Ministro da Saúde, Wolfgang Mückstein disse que viria um lockdown noturno embora o Primeiro-Ministro Alexander Schallenberg seja contra.

As próximas semanas serão decisivas para a Áustria. Vamos torcer que essas medidas contenham o vírus para que todos possam ter um Natal, minimamente normal.