A Entrevista de Megan e Harry com Oprah: O Assunto da Vez na Europa

Anúncios
Capa do jornal de fofoca, Oesterreich 24.

Apesar da Pandemia está a todo vapor, aqui na Europa, o assunto da vez é a entrevista que Meghan e Harry deram a Oprah Winfrey. A entrevista passou no fim de semana nos Estados Unidos, no canal CBS. Vários canais europeus passaram a entrevista, ontem à noite, 8 de março. Eu assisti pelo principal canal austríaco, ORF1.

Oprah Winfrey possue um dos talkshows mais respeitados nos Estados Unidos. É uma excelente entrevistadora e comunicadora e deixou ambos muito a vontade, inclusive nos momentos mais delicados da entrevista, quando se falou da cor da pele do Archie, o bebê de ambos, por exemplo.

Durante toda a entrevista, o casal passou uma sensação de mágoa e tristeza. Harry foi perguntado por Oprah, quais membros questionavam pela cor da pele de Archie, ainda não nascido no momento. De forma muito respeitosa, Harry não revelou nenhum nome. O que para mim ficou claro foi o carinho e o respeito que sempre se referiu a Rainha Elizabeth, sua avó.

Ao mesmo tempo, durante a entrevista, a questão financeira ficou clara. A princípio, eles gostariam de continuar recebendo ajuda financeira da coroa, morando no Canadá que faz parte do Commonwealth*. Mas, isso não foi possível. Ao decidirem se retirar da família e serem “normais”, eles não poderão receber nenhuma ajuda financeira. Harry comentou que possuia bens e dinheiro, ainda por parte da herança de sua mãe, a Princesa Diana.

Vale lembrar, que bem no começo da entrevista, Ophah avisou que ambos, Meghan e Harry não estavam sendo pagos pela entrevista.

A Diferenca entre e Velho Mundo e o Novo Mundo

Quando eu me mudei para a Europa há vinte anos, eu me lembrei de uma conversa com um escritor português, ainda em Brasília: “Você vai perceber a diferença entre o Velho e o Novo Continente”. Para mim, essa situação representa muito bem isso.

Verdade que a Áustria e a Alemanha ambos são repúblicas. Mas, quase sempre na imprensa daqui aparece tudo sobre as famílias reais européias e inclusive, no caso da Áustria, da antiga família real, os Hasburgos. Eles estão presentes em revistas, jornais, televisão mostrando suas vidas luxuosas. Isso mexe com a cabeça de pessoas normais e rende muito dinheiro para a imprensa. O próprio ORF trocou a sua programação para passar esse entrevista.

Apenas um casal que ser feliz

Para mim, as pressões que ambos sofrerão por parte da imprensa e aristocracia britânicas foram determinantes para que eles abandonassem, especialmente para Meghan. Ela foi acostumada a ser independente e se moldar a um estilo de vida de “princesa” seguramente não foi fácil. O impressionante foi Harry abandonar tudo por Meghan. Um gesto de amor.

No fim da entrevista, Oprah comentou que Meghan havia encontrado um verdadeiro príncipe. O que é verdade, não é todos os dias que se encontra cavalheiros, como Harry foi. Aliás, esses estão em escassez no mercado.

Atualização: Ainda pouco, em um comunicado oficial, a rainha Elizabeth comenta que são sérias as acusações de racismo e tudo será discutido entre os membros da família real. Ainda veremos vários capítulos dessa história.

Commonwealth: é a Comunidade Britânica de Nações com total de 53 países, que no passado foram colônias da Grã-Bretanha. A Rainha Elizabeth é Chefe do Commonwealth e Monarca de 16 desses países, incluindo o Canadá, onde Meghan e Harry primero foram, depois de sair de Londres.