Lojas abertas no domingo na Áustria

Hoje, 18 de dezembro, domingo, as lojas estarão abertas. É um assunto que vem sendo discutido faz anos. Nas areas turísticas, como no 1º Distrito de Viena é quase uma exigência. Mas, existe uma enorme resistência dos sindicatos e da Igreja. Especialmente nos alpes que é conservador e católico.

Mas, com a crise da Covid19, não houve alternativa. A Áustria acabou de sair de um lockdown que reduziu a taxa de incidência de sete dias de mil para cada 100 mil habitantes, para 243,2. Também houve um alívio para os hospitais austríacos.

Mesmo assim, com a chegada da variante Ômicron na Europa, o governo austríaco calcula um possível quinto lockdown, já para janeiro.

Administrando os prejuízos

Com a abertura das lojas, no último fim de semana antes do Natal, as lojas esperam um lucro de 150 milhões de euros. Ainda é pouco, se comparando com a situação, antes da Pandemia. A cidade de Viena lucrava muito com os turistas, especialmente os asiáticos.

Turistas que consumiam nos inúmeros mercadinhos de natal, especialmente, o Gluewien. Além da estadia e gastronomia, eles sempre compravam algo.

No quadro atual, com a chegada da nova variante Ômicron, não se sabe quando, toda a vida na Europa, finalmente voltará ao normal. Pelas vistas, ainda vai demorar. O inverno só está começando.