K-Frage na Alemanha: Söder ou Laschet?

As eleições gerais na Alemanha estão programadas para o Outono europeu. Mas, a corrida para ser o próximo “Kanzler” já começou e está bem quente. Tanto assim que um dos principais partidos da Alemanha, o Union está dividido entre dois candidatos. O recém-eleito chefe do partido Armin Laschet e também Governador do Estado do Nordrhein-Westfallen e o governador do Estado da Baviera, Markus Söder.

Ontem à noite, 19 de abril, a Direção Nacional do Union decidiu que Armin Laschet será o cabeça de lista do partido Union, com 77,5% dos votos contra 22,5% para Markus Söder. Mas, o grande problema é que Söder está melhor posicionado nas pesquisas de opinião.

De acordo com Deutschland Trend für das ARD-Morgenmagazin, 44% dos entrevistados e 72% dos filiados ao partido Union desejam o govenador da Baviera como cabeça de lista do partido. 15% dos entrevistados e 17% dos filiados são contra Laschet como cabeça de lista.

2021 Superwahl na Alemanha

Na Alemanha, existe o “Sonntagsfrage”. A cada domingo há pesquisas divulgadas. Elas podem ser feitas por telefone, internet ou presencial. Os políticos estão sempre de olho nessas pesquisas e mais ainda, em ano de Superwahl, na Alemanha.

São seis eleições regionais: Baden-Württemberg, Berlin (26 de setembro), Mecklenburg-Vorpommern (marcado para o 26 de setembro) , Rheinland-Pfalz, Sachsen-Anhalt (marcado para o 6 de junho) e Thüringen (26 de setembro). E duas eleições municipais in Hessen e Niedersachsen (12 de setembro).

Em Baden-Württemberg e Rheinland-Pfalz já aconteceram no mesmo dia, no 14 de março. Em Baden-Württemberg, o Governador, Winfried Kretschmann do Partido Verde obteve 32,6% e seguirá seu governo de coalizão com o Union que conseguiu o segundo lugar, com 24,1%.

Em Rheinland-Pfalz, o Governadora Malu Dreyer do SPD continuará no cargo com sua coalizão que consiste de seu partido SPD, os sociais-democratas, o FDP, os liberais e os verdes.

Em Hessen, o Union continou como o partido forte como 28,5 % dos votos e segue sua coalizão com os verdes, que conseguiu 18,4 % dos votos. Nessa eleição o Partido Verde obteve 7,1% mais de votos de que na última eleição, em 2016.

Union com problemas para encontrar o seu líder

O Union anda com problemas para encontrar um substituto para Angela Merkel há muito tempo. Angela Merkel já não é líder do Union desde da eleição de Annegret Kramp-Karrenbauer,em dezembro de 2018. AKK, como é conhecida pela imprensa alemã, ficou como líder do partido até janeiro desde ano, quando Armin Laschet foi escolhido. AKK é Ministra da Defesa do governo alemão atual.

Angela Merkel encerra os seus 16 anos como Primeira-Ministra desgastada pela crise do Coronavirus. Ao mesmo tempo, houve o escândalo das máscaras onde vários deputados do Union são acusados de favorecer empresas fornecedoras de máscaras FPP2.

Em pouco antes do DricaRibas encerrar esse post, o Governador Markus Söder deu entrevista aceitando a decisão da Direção Nacional do partido e afirmou que vai cooperar com o programa de governo, para as eleições, em outubro. Vamos ver como os próximos “Sonntagsfrage” vão reagir.

Análise DricaRibas: Os resultados das últimas eleições na Alemanha mostra o aumento expressivo do partido verde nos parlamentos regionais e municipais alemães. Há uma forte probalidade, de que o próximo governo federal, o partido verde faça parte. Na Europa Central é forte a demanda dos eleitores para pautas como a preservação do meio-ambiente. Atualmente, na Áustria, os verdes fazem coalizão com os conservadores, desde de janeiro de 2020. Se os verdes fizerem parte do próximo governo alemão, não será a primeira vez. Entre 1998 a 2005, os verdes fizeram coalizão com os sociais-democratas.

Observações:

  • Não existe na Áustria, como na Alemanha, ” die Sonntagsfrage” – Pesquisas de domingo. Existem pesquisas encomendadas.
  • Partidos na Alemanha: CDU Christlich Demokratische Union Deustchland é o partido conservador, na Alemanha.CSU Christilich-Soziale Union são os conservadores, na Baviera. SPD Sozialdemokratische Partei Deutschlands, os sociais-democratas, FDP Frei Demokratische Partei, os liberais. Grüne Partei ou Bündnis 90 é o Partido Verde. Die Linke, Partido Esquerda e o AFD Alternative Für Deutschland, Alternativa para Alemanha, o partido da extrema-direita
  • Todas as informações relacionadas com os resultados das eleições se encontram na página do Wikipedia na Alemanha:
  • Vale lembrar que na Alemanha, o sistema político é o parlamentarismo. Nesse sistema, vota-se nos partidos políticos que possuem suas listas. O cabeça de lista do partido mais votado será o Primeiro-Ministro, chefe do governo. Para formar governo, precisa-se de maioria. No parlamento alemão há 709 cadeiras e para formar governo precisa-se de 355 cadeiras.

Um comentário em “K-Frage na Alemanha: Söder ou Laschet?