Intervenção Federal – Medida Necessária

A Intervenção Federal foi decretada no Estado do Rio de Janeiro. Tarde e depois do fiasco de segurança durante o carnaval carioca. Imagens de grupos de Whatsaap e You Tube mostrando os marginais fazendo arrastões na Zona Sul e sem nenhum policiamento. Imaginen as populações da zona norte e oeste…

As estatísticas também mostram essa violência. Em 2017, foram 36,7 mortes para cada 100 mil habitantes, enquanto a OMS – Organização Mundial de Saúde conta que a taxa deveria ser de 10 para cada 100 mil habitantes.

Se muitos consideram como “jogada eleitoral”, já que estamos em ano de eleição, então o que disser da população carioca que sofre com a violência?

Com certeza, somente os militares não vão resolver o problema. Vão trazer um alívio justo para a população. Junto com a Intervenção deveria vir junta uma política de segurança pública, inexistente no Brasil, sem contar com a problemática do tráfego de drogas que não fica do ponto de vista da venda, mas também do usuário. Essa segunda parte caberá ao próximo governo e demorará algumas gerações para surtir efeitos.

Ainda é muito cedo, saber se essa Intervenção dará certo. Mas, uma coisa é certa: os políticos devem começar a ser antenar com os problemas da população. A questão de seguraça pública é independente de questões ideológicas. É uma necessidade e deve ser encarada como tal!

 

 

Obrigada por ler o Blog do DricaRibas.