Manifestação “Fridays for Future” em Viena – Reflexão

As manifestações do movimento “Fridays for Future” voltaram para as ruas. Em várias capitais européias tiveram manifestações. O DricaRibas acompanhou o protesto, aqui em Viena.

O movimento criado por Greta Thunberg ganhou o mundo e conquistou milhares de jovens, aliás a maioria, no que eu observei.

A necessidade de se falar de medidas de preservação do meio-ambiente é importante. Já não é de hoje, que especialistas alertam sobre o aquecimento global e da necessidade de diminuir a emissão de CO2. O último relatório da ONU do Painel Internacional sobre a Mudança Climática (IPCC) fala de mudanças “rápidas” para conter o pior.

O grande desafio é encontrar meio de produção de energia e locomoção, com pouca produção de CO2. Mas, isso não é fácil.

Aqui na Europa Central há uma propaganda muito grande para carros elétricos, o que é positivo. Mas, o custo de um carro elétrico ainda é alto. O modelo mais simples não saí por menos de 20 mil euros.

Mesmo na Europa Central, fora dos grandes centros urbanos, a locomoção sem carro é quase limitada. Há a necessidade de um investimento massivo na area de transporte público. Sem contar, com o modo de produção industrial, como um todo. Tarefa nada simples.

Em tempos de Pandemia, onde os seu custos ainda não totalmente contabilizados, resta saber se preservar o meio-ambiente e os custos do Coronavírus serão possíveis de serem combináveis. Assistam ao vídeo 👇