Áustria: Fim do Lockdown

A partir do 12 de dezembro acaba o lockdown-confinamento na Áustria para vacinados. Mas, algumas restricões seguem em função da infecciosidade da variante da Sars-Cov2, a Delta e agora com a chegada da variante, a Ônicrom na Europa. Essas medidas são necessárias para proteger o sistema de sáude, em outras palavras, os hospitais, especialmente as Unidades de Terapia Intensiva. A infecção causada pela Covid19 em algumas pessoas pode ser grave e as leva para os hospitais, especialmente para as UTIs. O vírus ataca sobretudo os pulmões. Isso obriga aos infectados oxigênio e aparelhos para respirar.

Na Áustria, a taxa da vacinação ainda é muito baixa. Agora são 68,4% da população duplamente vacinada. Mas, os especialistas falam de pelo menos 80% da população vacinada. Se você ainda não se vacinou, procure um médico para conversar, caso você tenha alguma dúvida sobre a vacina. Lembrem-se que no 1º de fevereiro haverá o obrigatoriedade da vacina contra a Covid19.

Entre vacinados e não-vacinados

Regras para vacinados

O lockdown termina no 12 de dezembro para vacinados (Geimpft). Será permitido o acesso a lojas e serviços, mas será exigido a apresentação da regra 2G. Essa regra também é válida para os recuperados de uma infecção de Covid19 (Genesen).

Regras para não-vacinados

Para os não vacinados, o lockdown segue. Será permitido compras para o supermercado, trabalho ou estudo. Para os postos de trabalho será exigido a regra 3G, o que inclui a apresentação de uma teste negativo para a Covid19.

Regras em detalhe

Lojas e serviços reabrirão, mas haverá a necesidade de se mostrar um certificado 2G, 2-G Nachweise. Isso significa que se deve apresentar um certificado de vacinação ou certificado de recuperação de uma infecção de Covid19. Será obrigatório o uso de máscaras FFP2 em ambientes fechados. Também será coletado os dados pessoais, como email ou número de celular, para um eventual “Contact Tracing”, caso alguém seja infectado.

A gastronomia poderá manter suas portas abertas até às 23 horas. Toda a gastronomia noturna estará fechada. Isso compreende danceterias e bares, bem como as festas “Aprés-Ski”. Essas festas são comuns nas estações de esqui, tradição aqui na Áustria. Em Viena, a hotelaria e gastronomia só reabre no 20 de dezembro.

Para os mercadinhos de Natal, a entrada só será permitida com a apresentação do certificado 2G e o uso de máscaras FFP2. Esse regra também é válida para lojas, cabelereiros, manicure, restaurantes, cafés, atividades culturais ou esportivas. Em Viena, os mercadinhos de Natal vai exigir a regra 2G plus, com teste PCR.

Para atividades esportivas, como academias também será obrigatória a apresentação do certificado 2G. Durante a prática da atividade esportiva, seja ela qual for, não é necessária a utilização de máscara. Depois da atividade, em ambiente fechado, será necessária a utilização da máscara FFP2.

Para as atividades culturais, como teatro ou ópera, será permitido até 2 mil pessoas. Para evento que acontecem em lugar aberto, permiti-se até 4 mil pessoas. Em ambos os casos, será obrigatório a regra 2G e o uso da máscara FFP2. Em Viena, para as atividades culturais será exigido um teste PCR, a regra 2G plus. Para aqueles que vivem em Viena, há a possibilidade de fazer o teste PCR gratuito, o Alles Gurgelt.

Para os postos de trabalho, ainda vale a regra 3G, além de recuperado de uma infecção de Covid19 (Genesen), vacinado (Geimpft) ou testado negativo para o vírus (Getestet). Também será obrigatório o uso de máscaras FFP2.

É obrigatório o uso de máscaras FFP2 no transporte público, como metrô, ônibus, bonde ou trem.

Para concluir este longo post, vêm as regras para as festas privadas. Isso inclue, Natal, aniversário, casamento ou outros. Nesse caso é no máximo 25 pessoas para lugares fechados. Se o evento ocorre em restaurante, em espaço aberto, o permitido de até 300 pessoas. Nesse caso, a regra 2G também será exigida.

Para aqueles que querem dar uma olhada nas regras em alemão, é só clicar aqui.