E a Eurocopa Acabou

A Itália é campeã da Eurocopa 2020. O jogo, ontem à noite, no estádio de Wembley, em Londres foi eletrizante. Os ingleses abriram o placar, logo no começo. Os italianos empataram e a partida foi concluída nos penaltys.

Os jogos foram acompanhados, mas não com o mesmo fervor de Eurocopas passadas. Afinal de contas, em plena Pandemia, com controles sanitários que exigem testes de Covid19 negativo e carteira de vacinação, muitos não se animaram de assistir aos jogos nos estádios.

Mas, a Eurocopa também trouxe a suas surpresas, pelo menos para os austríacos. Pela primeira vez, a seleção austríaca passou para uma oitava de final e quase conseguiu vencer a mesma Itália, agora campeã. Será que finalmente Viena vão investir em escolinhas de futebol?

Variante Delta, a pleno vapor

Como aconteceu, no fim do ano passado, as mutações podem atrapalhar o verão europeu, exatamente como a mutação britânica, agora variante alpha, que atrapalhou o natal do ano passado.

Em poucas semanas, tanto Portugal como a Espanha, o número de casos com a variante Delta explodiu. Países se viram obrigados a reforçar, suas fronteiras. Alguns países como Malta, por exemplo, exigem dos turistas a carteira de vacinação.

Ontem à noite, podia-se ver, claramente pela televisão, que o estádio estava cheio e que de distância e máscara haviam muito pouco.

Mesmo com advertências dos especialistas, o governo britânico pretende retirar todas as restrições, a partir do 19 de julho.

Aqui na Áustria, o Primeiro-Ministro Sebastian Kurz apela para que a população se vacine. Há uma forte probabilidade de que a quarta onda de infecções chegue. A pergunta é se ela atrapalhará o verão europa 2021.