Eleições do Parlamento Europeu – Campanha em Pleno Vapor

Anúncios
https://dricaribas.com/wp-content/uploads/2019/05/eleic3a7c3b5eseu.wav?_=1

As eleições do Parlamento Europeu estão marcadas para o dia 28 de maio. As eleições acontecem a cada 5 anos. O parlamento conta com 759 deputados, sendo que cada país membro da União Européia pode ter no mínimo de 6 deputados e até, no máximo 96 deputados.

Até ontem, não estava confirmada a participação do Reino Unido. Sem a sua participação, o número de deputados cairia a 705. O Vice-Primeiro Ministro Britânico, David Lindington disse que não seria possível uma conclusão para a saída do Reino Unido, até o dia 23 de maio. Uma das condições para o atraso da saída era participação desse país nas eleições do Parlamento Europeu. Ainda, não se sabe, como se concluirá as negociações do Brexit. O novo prazo vence no 31 de outubro. Especula-se até mesmo um segundo referendo.

No mais, os cidadões europeus escolherão seus deputados, através de listas,  característico do sistema parlamentarista. Vale lembrar, que no sistema parlamentarista, vota-se nos partidos que apresentam listas com canditados, diferente do sistema presidencialista, que se vota nos candidatos, diretamente.

Espera-se uma participação importante nas eleições, mesmo que o voto não seja obrigatório. A polairização também faz ecos, por aqui.

Para aqueles que se interessam pelo assunto, vale a pena dar uma espiadinha na página do Parlamento Europeu: http://www.europarl.europa.eu/portal/pt