E a vacina sumiu…

Publicado por

Enquanto o número casos de Covid19 não baixa na casa dos mil casos por dia, aqui na Áustria, como o governo gostaria, as vacinas que estavam programadas para o país alpino, simplesmente não chegaram.

AstraZeneca, laboratório britânico/sueco não entregará as 400 milhões de doses prometidas, em contrato com a União Europeia. A suspeita é que o laboratório entregou as doses para países fora da Europa, como por exemplo, para Grã-Bretanha.

Em Bruxelas, sede da União Européia, as autoridades pretendem inspecionar a licença de exportação, para saber quantas doses foram exportadas.

Com menos quantidades de vacina, calendários de vacinação para os países membros serão seriamente comprometidas.

Uma ampola, mais doses

Na Alemanha, o Ministério da Saúde anunciou que com uma ampola da vacina BioNetch/Pfizer, pode-se ter ao invés de cinco doses de vacina, seis doses, o que aumenta em 20% as doses de vacina. Isso significa, mais pessoas vacinadas.

Em tempos de correria global pela vacina contra a Covid19, seguramente é uma boa notícia.

Máscaras e Confinamento

Enquanto espera-se pela vacina, governos intensificam medidas de confinamento e máscaras. Tanto na Áustria como na Alemanha, além do cofinamento, é obrigatório uso de máscaras FPP2 nos supermercados, transportes públicos e prédios da administração.

Medidas de contenção do vírus tem custado e muito, a paciência dos europeus. No fim de semana, registrou-se protestos violentos, na Holanda.

Pelas redes sociais, observa-se grupos organizando manifestações anti-corona. Muito desses que participam, são aqueles que perderam seus empregos, assim como jovens.

Com toda situação de atraso da entrega da vacina da AstraZeneca, para a União Européia geram mais dúvidas sobre a vacina e mais resistência para a vacinação, na população. E olhe que sem vacina, o vírus continuará dando cartas.