Portugal: Menos casos de Covid19

Os portugueses conseguiram baixar a famosa curva de casos de Covid19. No começo da Pandemia, faz um ano, o país possuía na média de 200 casos por dia e foi assim até novembro do ano passado, quando chegou a ter seis mil casos por dia, até atingir seu ápice no fim de janeiro, com doze mil casos por dia.

Nesse momento, o governo português tomou as medidas que lhe correspodiam. Impôs um confinamento rigoroso, que incluiu o fechamento das escolas. Também fechou as fronteiras terrestres com a Espanha e cortou vôos com o Brasil.

A partir de segunda-feira, 15 de março, o país vai reabrir as atividades, o desconfinamento. O plano consiste em quatro fases até a retomada da vida normal, dependendo do número casos. O governo pretende avaliar a situação do número de infecções, a cada quinze dias.

Por que em Portugal o confinamento deu certo?

A resposta é simples. Porque os portugueses seguiram as regras do confinamento e outros países, como a Áustria, por exemplo, não. Basta ver os números. O país alpino possue  atualmente dois mil e quinhentos casos por dia. Atualmente, Portugal possue setecentos e sessenta. Uma diferença e tanto.

Para concluir, o post, a questão da vacinação segue idêntica aos outros países membros da União Européia. Ainda há pouca vacina devido aos problemas de distribuição, conforme já explicado em posts anteriores.

Obs: aprendi uma palavra nova em português de Portugal: teletrabalho. Não sabia a tradução em português para Home Office.

Fontes: Ministério da Saúde da Áustria e de Portugal.

Obrigada por ler o Blog do DricaRibas.