Coronavírus na Áustria

Principais informações sobre a Pandemia de Covid19 na Áustria

Sejam bem-vindos à página de informações do Coronavírus na Áustria do Blog do DricaRibas. Essa é uma iniciativa do DricaRibas para ajudar a comunidade brasileira e portuguesa a entender as regras da Covid 19 na Áustria.

Aqui, o Blog do DricaRibas vai disponibilizar os principais sites da Áustria para prevenção da Pandemia.

O que fazer se estou com os sintomas? A recomendação é de que se ligue para o número 1450. Esse número funciona 24 horas, para todo o país.

Die Gesundheitsnummer 1450:

https://www.1450.at/1450-die-gesundheitsnummer/

O que fazer se tenho o resultado positivo para a Covid19?

Para confirmar o resultado será necessário um teste PCR. Esse teste decteta o DNA do vírus. Confirmado o resultado, o funcionário da secretaria de saúde do distrito onde você mora, será informado e será obrigatória uma quarentena de 14 dias. Antes era de 10 dias, mas em função da mutação do vírus, o B.117, a quarentena é de 14 dias:

https://www.oesterreich.gv.at/themen/coronavirus_in_oesterreich/allgemeine_informationen_verdachtsf%C3%A4lle_erkrankte_und_kontaktpersonen-.html

A possibilidade de testes gratuitos para a Covid19

Todos os estados austríacos oferecem a possibilidade de se fazer gratuitamente os testes de Covid19. Pelas regras atuais, há a necessidade de se fazer testes para ir ao salão ou manicure até o 31 de março.

https://www.gesundheit.gv.at/aktuelles/corona-zutrittstests

Haverá o lockdown-confinamento entre o 1 a 6 de abril. A partir do dia 7 de abril, será necessário para entrar nas lojas. Ainda não informações claras de como será esse controle de testes na entrada dos estabelecimentos comerciais

Novas regras do Coronavírus entre o 1 a 6 de abril:

https://www.sozialministerium.at/Informationen-zum-Coronavirus/Coronavirus—Aktuelle-Ma%C3%9Fnahmen.html

Testes de Covid19 gratuitos nas Farmácias

O governo disponibilizou nas farmácias – Apotheke, cinco testes de Covid19 para cada e-card. Uma ótima oportunidade de você se testar, especialmente se estiver na dúvida. Não deixe de aproveitar essa oportunidade.

https://oesterreich-testet.at/#/landingPage

Inscrição para vacinação

Veja como funciona no estado onde você mora. Aqui em Viena, a inscrição pode ser feita online. É preciso ter paciência para esperar a sua. Há poucas vacinas na União Européia.

Jetzt impfen

Regras de Viagem

Um assunto muito sensível para a comunidade brasileira. já que muitos querem estar juntos com seus familiares, especialmente nesses tempos difícies que vivemos. Mesmo assim, caso tomem a decisão de viajar, lembre-se que estamos em uma Pandemia, não há vacinas suficientes e que nessa terceira onda de infecções, muitos jovens acabam indo para as Unidades de Terapia Intensiva. Reflitam, se efetivamente valerá a pena. Vamos para as regras:

  • Desde do 11 de março é necessário a apresentação de um teste de Covid19 negativo, com menos de 72 horas. O teste deve ser em inglês ou alemão. Em outro idioma, com a assinatura de um médico:
  • Depois de viagem, será necessária uma quarentena de 10 dias. A partir do quinto dia, pode-se fazer um teste de Covid19. Viajantes da Austrália, Islândia, Nova Zelândia, Singapura, Coréia do Sul, Vaticano, Finlândia e Grécia.
  • Para os chamados “Pendler” – aqueles que vivem aqui, mas trabalham em outro país, esses devem apresentar um teste de Covid19 negativo, em inglês ou alemão, de no máximo 7 dias. Com as novas regras que entrarão em vigor, na próxima quinta-feira, primeiro de abril, os “Pendler” terão de fazer testes duas vezes por semana:
  • Proibição de vôos da Grã-Bretanha, África do Sul e Brasil. Aí houve uma verdadeira revolução por parte da comunidade brasileira online, já que não há vôo diretos da Áustria para o Brasil faz anos. Isso é apenas para indicar que os viajantes do Brasil não são “bem-vindos”.
  • O registro no Pre-Travel-Clearance. Esse formulário encontra-se em inglês e alemão. Ele deve ser preenchido antes da viagem para Áustria. O formulário encontra-se no fim da página, no link abaixo.
https://www.oesterreich.gv.at/themen/coronavirus_in_oesterreich/pre-travel-clearance.html

Isso é a tradução da primeira parte do texto que se encontra na página do Ministério das Relações Exteriores da Áustria. O texto original se encontra no link abaixo:

https://www.bmeia.gv.at/oeb-bern/reise-nach-oesterreich/

As fronteiras estão fechadas para o turismo. Outro contexto de viagem para Áustria, consulte a Embaixada da Áustria, em Brasília:

https://www.bmeia.gv.at/br/embaixada-da-austria-em-brasilia/

Mais informações sobre viagens para Áustria, em tempos de Pandemia, vocês também podem consultar essa página oficial do governo austríaco em inglês. Aí está tudo explicadinho:

https://www.austria.info/en/service-and-facts/coronavirus-information/entry-regulations

Regras para o Trabalho

Para todas aquelas profissões onda há a possibilidade de se trabalhar em casa, o Home Office, esse será emplementado. Caso contrário, será obrigatório o uso das máscaras FPP2.

https://www.arbeiterkammer.at/corona

Se perdi o meu emprego, o que fazer?

Será necessário acessar a página do AMS: http://www.ams.at. Uma vez aí, você deve selecionar o estado que você se encontra e começar o processo de inscrição. O processo é muito lento e extremamente burocrático, devido a procura pelo número de desempregados que há atualmente.

https://www.e-ams.at/eams-sfa-account/p/index.jsf

Veja também junto a empresa que você está trabalhando, se há a possibilidade de você se inscrever para o “Kurzarbeit”. Isso significa que você é demitido da sua empresa, mas o governo te pagará metade do salário que você recebia.

Se sou empreendedor, como adquirir os subsídios

Caso você tenha uma empresa e por conta dos lockdowns-confinamentos teve que fechar, você deve contactar o Ministério das Finanças para averiguar sobre possíveis subsídios. Lembre-se que há muita procura e que será necessária muita paciência também.

https://www.bmf.gv.at/public/top-themen/hotline.html

Passando necessidade

Contactar o Caritas

https://www.caritas.at/

Ajuda Psicológica

https://www.telefonseelsorge.at/

Violência contra a mulher

https://www.bundeskanzleramt.gv.at/agenda/gewalt-gegen-frauen.html

Regras para escolas

Sexta-feira, 26 de março foi o último dia de escolas na Áustria. As próximas duas semanas serão as férias de páscoa – Osterferien. Depois, haverá mais uma semana de ensino a distância – Distance Learning. Está prevista a volta às no dia 12 abril. Também está previsto a implementação de testes PCR – Gurgeltest – teste do gargarejo ao invés dos testes do nariz ; Nasehnboren Test. Os teste PCR são mais seguros por detectarem o DNA do vírus. Se as escolas retornarão no 12 de abril, isso vai depender do número de casos de Covid19 e suas mutações.

https://www.bmbwf.gv.at/Themen/schule/beratung/corona/corona_fua.html

Regras para as Universidades

Assim como paras as escolas, para assistir as aulas nas Universidades precisa-se de testes.

https://www.bmbwf.gv.at/Themen/Forschung/Aktuelles/BeAntiGenT.html

Site da Universidade de Viena

https://studieren.univie.ac.at/studienangebot/messen/uniorientiert/