Skip to content

Clipping Europa – Entre Brexit e Protestos contra a Artigo 13

Dois assuntos que movimentam a imprensa, aqui no Centro Norte da Europa, nesta segunda feira, 25 de março. O primeiro deles é o Brexit. A data de saída da Grã-Bretanha da União Européia está marcada para o dia 29 de março, próximo sexta-feira. Houve dois anos para se fazer um Brexit com acordo, mas simplesmente não aconteceu. A imprensa daqui fala da falta de habilidade política de Theresa May.

No sábado, houve uma manifestação gigantesca, em Londres. A pergunta que fica é por quanto tempo mais, ela permancerá no cargo. Fala-se do Ministro do Meio Ambiente Michael Gove como substituto. De todas as maneiras, há pressão sobre May de seu partido, os Torys.

Outro ponto que tem sido ventilado é pospor a saída da Grã-Bretanha. Há duas datas que circulam. Uma delas seria a 12 de abril e a segunda seria a 22 de maio. Vale lembrar que as eleições do Parlamento Europeu estão marcadas para o dia 24 de maio. Semana quente em Londres, mesmo com seu clima cinzento.

O segundo assunto foram as manifestações contra a artigo 13 da lei de direitos autorais a nível União Européia. Boa parte das capitais européias contaram com protestos, dentre as quais Viena e Lisboa.

O artigo 13 da lei de direitos autorais determina que plataformas, como You Tube filtrem uploads para combater a violação de direitos autorais. O que significa isso? Que se deve pedir autorização de direito de uso de imagem, informação, etc. O que por um lado, pode ser positivo, por outro, pode ser tão restritivo que impedirá que os produtotes de conteúdo postem.

A grande preocupação é que alguns políticos deram luz verde ao “upload filter”, com a desculpa de “melhorar” a qualidade de informação, o que vem gerando uma série de críticas.

A votação está marcada para amanhã, no Parlamento Europeu. O DricaRibas está curiosa de ver qual será o resultado. Especialmente, depois dos massivos protestos do fim de semana e da pressão na Internet. Vale lembrar que as eleições do Parlamento Europeu estão marcadas para o 24 de maio. Vamos ver como os senhores eurodeputados votarão.

Para aqueles que se interesseram pelo assunto, é só dar uma olhadinha da etiqueta #artigo13.

Obrigada por ler o Blog do DricaRibas.

%d blogueiros gostam disto: