Skip to content

Brincar Carnaval

 

Passei o fim de semana observando os comentários e textos sobre o carnaval. Muitos criticam a folia por ela mascarar a triste realidade que estamos vivendo, especialmente no Rio, onde acaba sendo um espelho para o Brasil.

Questionam, e com razão, sobre o uso do dinheiro público, que poderia ser usado para outras finalidades. Mas, por outro lado, o carnaval faz parte da alma do brasileiro, especialmente para o carioca e mais, ainda, o carnaval de rua.

Gosto muito das escolas de samba e elas fazem parte da história do Rio. Começaram como movimento espontâneo de rua, até chegar a desfiles luxuosos, especialmente, os do grupo especial. Sempre questionei esses desfiles luxuosíssimos, especialmente sobre o origem do dinheiro. Aí, falta a palavra: Transparência!

Acabar com o espetáculo, com certeza não. Tanto é assim, que nos últimos anos, o carnaval de rua anda voltando com força. A alegria e espontaniedade sempre fizerem parte da alma do carioca.

Por outro lado, não podemos, ao brincar carnaval, esquecer dos problemas. Como uma espécie de catarse, brincar carnaval pode dar pilhas para encarar um ano difícil que virá pela frente.

Bom carnaval para todos, seja na folia, seja no sossego, já que na próxima segunda, o ano começará com tudo. Aliás, já começou…

Obrigada por ler o Blog do DricaRibas.

%d blogueiros gostam disto: