Áustria: Livres da Covid19 no 5 de março

Depois de uma reunião entre o governo federal, estaduais e especialistas, o Primeiro-Ministro, Karl Nehammer (OVP) anunciou que o 5 de março será retirada de quase todas as medidas de contenção da Covid19 serão retirado no país. Será o “Freedom Day” para a Covid19.

Vejam as regras a partir do 5 de março para a Áustria

– Todas as regras G serão retiradas com excessão das casas de repouso e hospitais. Aí terá a regra 3G;
– A abertura da gastronomia noturna, o que corresponde boates e bares. Viena pode ter a regra 2G ou 2,5G;
– Consumo de bebida e comida nos eventos;
– Máscaras FFP2 seguem nas casas de repouso, hospitais, transporte público, bancos, farmácias, supermercados;
– Em todos os lugares fechados segue a recomendação do uso de máscaras FFP2;
– Regra 3G para a entrada para a Áustria de todos os países. Exceção será os países de risco.
Fonte: ORF

O número de casos de ômicron é muito alto. Neste momento em que eu escrevo este texto são mais de 30 mil casos, mas não há sobrecarga nos hospitais. A ômicron é mais infecciosa que a Delta e menos agressiva. Parte dos casos se encontram nas enfermarias e não nas unidades de terapia intensiva.

Já a partir do 19 de fevereiro começa alguma flexibilização. Onde é a regra 2G valerá a regra 3G. Viena sempre segue com a regra rígida. De acordo com o Prefeito Michael Ludwig (SPO) ainda há uma sobrecarga para os profissionais dos hospitais. Por essa razão, seguirá a regra 2G para a gastronomia. Para a gastronomia noturna, boates e bares, Ludwig não informou como será a partir do 5 de março. Detalhes, ler aqui.

Vamos lembrar da regra G?

1G: Geimpft – vacinado.
2G: Geimpft ou Genesen – vacinado ou recuperado de uma infecção de Covid19.
2,5: Geimpft, Genesen ou Gestestet – testado negativo com teste PCR.
3G: Geimpft, Genesen ou Getestest – testado negativo com PCR ou teste antigeno.

Vacinação Obrigatória segue?

Um dos grandes temas dos últimos dias é a Vacinação Obrigatória. A lei começou a valer no primeiro de fevereiro, mas as multas só começarão a ser aplicadas na metade de março.

Alguns governadores se pronunciaram contra a multa. Esses alegam que a ômicron já elevou a imunidade da população. Ao mesmo tempo, 70% da população está duplamente vacinada, o que contribui para a abertura de todas as atividades.

Ao mesmo tempo, segue a crise política na Áustria. Desde de dezembro, a imprensa austríaca publica as conversa dos chats de Thomas Schmied, próximo colaborador do ex- Primeiro-Ministro Sebastian Kurz. Tanto assim, que haverá uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, para março.

Corre boatos de uma possível eleição parlamentária, embora neste ano possa ser difícil, já que há eleições para Presidente no outono, o que seria em outubro. A constituição austríaca não prevê duas eleições ao mesmo tempo, eleições parlamentárias e para Presidente.

Por se tratar de um tema impopular, a retirada da obrigatoriedade da vacina contra a Covid19 seria um trófeu para os partidos. Ao mesmo tempo colocaria os partidos de extrema-direita em cheque-mate.

A questão dos testes para a Covid19

Outro ponto que tem sido amplamente discutido são os testes grátis para a covid19, especialmente para a cidade de Viena.

Muitos anti-vacina tem se escondido atrás dos testes. Se há a vacina grátis para todos, não há a necessidade de oferecer testes grátis, salvo para grupos de pessoas que seja necessário. Até os espepecialistas não acreditam que essa estratégia seja a correta.

O laboratório Lifebrain, responsável pelos testes PCR grátis para o ano de 2021 ofereceu 23 milhões testes no valor de 300 milhões de euros.

Ainda não se sabe, quais serão as estratégias de teste ao longo do verão e primavera.

Na mesma conferência de imprensa, o Ministro da Sáude, Wolfgang Muckstein (Grune) pediu para que a população se vacine, especialmente visando o outono.

Até o próprio Primeiro-Ministro Nehammer afirmou que a Pandemia não acabou, diferente do seu predecessor Sebastian Kurz.

Diferença entre testes

Teste Antigeno: feito com o cotonete. O resultado sai em 15 minutos.Teste PCR: pode ser feito com o cotonete ou como gargarejo. Feito no laboratório, resultado em 24 horas.