Novo governo na Alemanha: entre os verdes e os liberais

Ainda não se sabe, quem será o novo Kanzler na Alemanha. O resultado das urnas mostra o desejo do povo alemão de uma possível coalizão entre os Sociais-Democratas (SPD), Liberais (Freien Demokraten) e os Verdes (Grünen), a chamada coalizão “Ampel”* – Semáforo.

Primeira conversa entre os verdes e os liberais. Foto da conta do Instagram da Annalena Baerbock.

Já em 2017, houve uma tentativa de se ter uma coalizão entre liberais, verdes e os conservadores, a chamada “Jamaica Koalition”. Nesse momento, depois de quase um mês de negociações, os liberais se retiraram. Aí veio a grande coalizão entre Sociais-Democratas e Conservadores, por falta de opção.

Justamente, para evitar esse problema, os verdes e liberais resolveram conversar, encontrar pontos em comum e claro, a partilha de postos, para depois negociar um governo. Primeiro com os Sociais-Democratas, os ganhadores das eleições e caso dê errado, a negociação começará com os Conservadores.

Existem pontos em comum, entre os verdes e os liberais, como o processo de digitalização e pontos divergentes, como o limite de velocidade nas estradas alemãs**.

De qualquer forma, os parceiros “juniors” de uma possível formação de governo não querem fazer parte de uma coalizão, seja com qual partido grande, de qualquer maneira. Isso indica que as negociações ainda vão demorar.

Sendo assim, os alemães ganham tempo para se despedir de Angela Merkel. Enquanto não houver a coalizão, não se pode falar em formação de governo. Aguardando os próximos capítulos. O DricaRibas vai e quer contar essa história.

** Na Alemanha, não existe limite de velocidade nas estradas. Nas cidades e vilarejos sim.

* Ampel Koalition, a coalizão Semáforo é por conta das cores dos partidos. SPD (vermelho), Liberalen (Amarelo) e os Grünen (Verde).

A outra possibilidade de coalizão, caso a “Ampel” dê errado é a “Jamaika Koalition” entre Conservadores (Preto), Liberalen (amarelo) e Grünen (verdes). Essas são as cores da bandeira da Jamaica.