A loteria da vacina da Covid19

Publicado por
Campanha do ORF, principal canal de televisão da Áustria

No principal canal austríaco, o “ORF”, mais precisamente no ORF2, na noite de segunda-feira, 22 de novembro, no horário nobre houve um programa com uma das apresentadoras mais conhecidas da Áustria, a Barbara Stöckl.

No programa reuniu especialistas sobre a Covid19 e respondeu todas as dúvidas dos telespectadores. Também foi lançado uma loteria de vacinas. Aqueles que se vacinam podem ganhar prêmios. Essa inciativa começou no estado de Burgenland e deu muito certo. Esse é estado austríaco com a maior taxa de vacinação, com 70%.

A DricaRibas acha a inciativa muito positiva. Mas, isso poderia ter sido feito, a pelo menos três meses atrás. Pode-se falar muitas coisas do ORF, mas é ainda de longe o canal de televisão mais assistido aqui. É por onde já deveria ter começado uma campanha de vacinação. Aqueles que quiserem participar, não deixe de dar uma olhada aqui.

Podcast da DricaRibas

Obrigatoriedade da vacina, tema tabu na Europa Central.

Desde de que o governo austríaco anunciou a obrigatoriedade da vacina, há uma discussão muito grande no país. A grande resistência se dá pela mentalidade local de “tudo industrializado” é ruim. Isso inclui também medicamentos. Claro, aliado a ausência de uma campanha de vacinação e as “fake news” espalhadas pelas redes sociais.

O interessante foi ver a reação dos políticos alemães em cima da obrigatoriedade da vacina na Áustria. No momento, vários políticos daí dizeram que não haveria “necessidade” dessa medida.

De modo geral, a situação na Alemanha com a Covid19 é melhor que na Áustria. De acordo do Instituto Robert Koch, a taxa de incidência aí é de 399,8 para cada cem mil habitantes. Na Áustria, a taxa de incidência é de 1.110,2. Em outras palavras, o vírus está muito mais espalhado aqui, já que a Áustria possue 9 milhões de habitantes e a Alemanha 90 milhões.

Na Alemanha, a situação da Covid19 é muito diferente, dependendo do estado. Em Sachsen, por exemplo, a taxa de incidência é quase mil, em Bayern é de 644,9.

A grande pergunta que fica é se Alemanha escapará da obrigatoriedade da vacina. Ao contrário daqui, cujo o governo, além da Covid19 está com problemas de corrupção envolvendo o ex-Primeiro-Ministro Sebastian Kurz e pode vir cair, com novas eleições.

Na Alemanha há um governo de transição entre Angela Merkel, Union, e Olaf Scholz, do SPD. Pelo que se observa do vírus da Covid19 e sua variante Delta, sem medidas drásticas e impopulares, como lockdown e obrigatoriedade da vacina, simplesmente o vírus seguirá dando as cartas.

Por fim, para concluir esse post, o principal site de notícias da Alemanha, o ARD mencionou que o brasileiros se vacinam se medo, como mostra o tweet abaixo.

De todas as formas, independendo de obrigatoriedade de vacina ou não, a melhor forma de se proteger contra a Covid19 é tomar a vacina. Simples assim.