Covid19 na Europa: Vacina a partir de Janeiro.

Apesar do momento difícil que estamos vivendo, aqui em solo europeu, onde muitos países se encontram em lockdown, a vacinação contra o vírus da Covid19 começará em janeiro.

A aprovação da vacinas estão próximas, dentro dos países da Comunidade Européia. Essas são dos laboratórios Pfizer/Biontech, Astrazaneca e Modena. Serão necessárias duas doses por pessoa.

O Ministro da Saúde austríaco, Rudi Anschober anunciou uma estratégia de vacinação para o país, em três fases:

– Primeira fase: entre janeiro e fevereiro. O público alvo são os profissionais de saúde, moradores das casas de asilo e grupos de risco com doenças como diabetes. Estarão disponibilizadas cerca de um milhão de doses, o que corresponde a quinhentas mil pessoas.

– Segunda fase: entre março e april. Exemplos de grupos a serem vacinados: policiais e profissionais na aérea de educação, como professores. Nesta fase estarão disponibilizados dois milhões de doses, o que corresponde um milhão de pessoas vacinadas.

– Terceira fase: a partir de abril, a vacinação será prolongada para a população em geral. Estarão disponibilizadas quatro milhões e meio de doses. Vale lembrar que são necessários duas doses, o que corresponde a mais de dois milhões de pessoas.

A idéia é vacinar cinquenta por cento da população. A vacina não será obrigatória. O governo austríaco fará uma campanha para conscientizar a população, Aí, cabe a cada um procurar seu médico e se informar se vale ou não tomar a vacina, de acordo com seu estado de saúde.

Muito boa notícia! Uma luz no fim do túnel, depois de um ano de 2020 difícil. Até lá, haja paciência.

Uma resposta para “Covid19 na Europa: Vacina a partir de Janeiro.”