A Explosão em Beirute: Imagens que chocam

Publicado por

Aqui no noticiário germanofono, todas as atenções estão voltadas para as explosões em Beirute, capital do Líbano. As imagens simplesmente chocam. Depois da primeira explosão, devidamente filmada e colocada em várias redes sociais, a segunda parecia uma explosão de bomba atômica, como mostram as imagens abaixo:

Watch: Video shows the moment a massive explosion rocks #Lebanon near the Port of #Beirut.

https://t.co/IB8kyus4cq

De acordo com os noticiários daqui, toneladas de nitrato de amônio, algo como 2.750 toneladas estavam “esquecidas” no porto de Beirute. Esse material estava há mais de seis anos aí, vindo de um navio da Georgia para Moçambique, de acordo com relatórios locais. A origem do nitrato ainda não é clara, mesmo que isso gerou uma verdadeira briga jurídica e abandono desse material altamente tóxico.

Devido ao calor, o nitrato explodiu e com isso, no espaço de 10 km, tudo foi praticamente destruído. Até em Chipre, ilha que se encontra no Mediterrâneo a quase 250 km, o impacto foi sentido.

O porto foi totalmente destruído. Um imensa preocupação para um país que importa tudo, a pergunta é como será os próximos tempos, já que o país atravessa uma grave crises econômica, aliada a crise da Covid19 e mais as tensões geopolíticas da região.

Países como Alemanha, França e até mesmo Israel mandaram ajuda humanitária que significa comida, remédios e até médicos. O que é bem-vindo já que a situação do país é difícil.

Até agora, a provável causa da explosão foi o esquecimento desse material químico, altamente explosivo e mau armazenado, como se viu. O governo libanês promete punir os culpados. Ao mesmo tempo, a hipótese de um atentado ainda não foi descartada.

Ainda não se sabe, se com essa explosão, se há uma nuvem química que pode afetar os moradores de Beitute. Ainda há varias perguntas para serem respondidas. Enquanto isso, o número de vítimas só aumenta, já contando com mais cem mortos e mais de mil feridos. Infelizmente.

Fonte: https://www.derstandard.at/story/2000119174160/ammoniumnitrat-koennte-toedliche-detonation-in-beirut-verursacht-haben

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.