A Vida Pós-Confinamento

Publicado por

Enquanto no Brasil, a elite política faz politicagem barata com o a crise do Coronavirus, aqui na Europa, a pergunta da vez é como continuamos a vida, após confinamento.

Na última terça-feira, parte do Comércio reabriu. As lojas mais procuradas foram as de construção e jardinaria. O “Baumax” são lojas muito queridas, por aqui. Existe uma forte tradição de construir e reformar na Áustria e em tempos, onde a população deve ficar em casa, sempre terá algo para construir ou reformar em casa.

O mesmo serve para a jardinagem. Mesmo que boa parte da população, em Viena viva em apartamento, muitos possuem varanda. E no começo da Primavera, com temperaturas agradáveis, não há nada melhor que curtir sua varanda, melhor ainda com a restrições de circulação.

Por outro lado, as lojas do Primeiro Distrito, a parte histórica da cidade permanceram vazias. Muito diferente, de alguns meses atrás, que era praticamente impossível circular pelo Stephanplatz. Essa parte da cidade se dedicou exclusivamente ao turismo, especialmente o turismo internacional. Esse desapareceu e se um dia voltar, não será o mesmo.

Recentemente, a Associação de Turismo da Áustria relatou perdas milionárias e uma possível recuperação, poderá demorar anos. Sem contar, que há necessidade de um medicamento ou vacina para que a população possa voltar a circular, sem medo de morrer por uma infecção pela Covid-19, a versão mortal do Coronavírus.

O prejuízo é gigantesco. Até agora são mais de 600 mil pessoas registradas na Agência de Empregos, o AMS – Arbeit Market Service. Sem contar, aquelas que foram colocadas em “Kurzarbeit”, ou seja, você ainda está empregado, mas ganha menos.

Reabrir o comércio é uma tentativa de salvar o que é possível da economia. Mas, realisticamente falando, as pessoas só sairão para comprar o necessário, até porque, parte delas nem sabe até quando estarão empregadas.

O governo austríaco liberou um pacote de mais de 43 bilhões de euros para salvar a economia. Isso inclui o auxílio desemprego, pagamento de aluguéis, contas de luz, água e gaz para desempregados e auxílio para pequenas e médias empresas. Sem contar, a imensa pressão dos grandes empresários.

O desafio é enorme e recuperação não virá tão rápido. Com a infecção por Covid-19 por hora controlada, agora é hora de recomeçar a vida, com o vírus. Acostumar-se a sair com máscara e seguir com o Home Office e Home Schooling. E torcer que se encontre uma vacina ou medicamento, mais rapido possível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.