Áustria – Parte das Lojas reabrem

Publicado por

Faz quatro semanas que a Áustria se fechou para evitar a propagação do Coronavírus no país. Havia nesse momento, um medo enorme para que não acontecesse aqui, a tragédia italiana, com seus milhares de mortos e infectados.

A primeira providência foi fechar os Centros Geriátricos. Parentes foram proibidos de visitar seus avôs ou pais, somente via rede social, estilo Whatsapp.

A segunda providência e bem sucedida foi pedir a população que ao invés de ir aos hospitais, doentes devem ligar para o número telefônico, o 1450, válido para toda a Áustria.

Paramédicos vão as residências dos doentes, fazem o teste. Enquanto não se sabe o resultado, a pessoa fica quarentena. Se o resultado é positivo e se a pessoa se encontra em condições de ficar em casa, ela permanecerá ali. Se seu estado é grave, ela já é encaminhada para o hospital. Com isso, o país freou que o virus se propaga-se pelos hospitais e preservou uma boa parte dos profissionais de saúde.

Escolas e Universidades foram fechadas. Mesmo que os jovens não sejam o grupo do risco, esses são considerados transmissores do vírus. Por isso, que o governo fez uma intensa campanha para que não se visitasse os avós.

Os únicos comércios abertos foram os supermercados, farmácias, bancos, correios e drogarias. Drogarias aqui são para os produtos de higiene e beleza. Farmácias para medicamentos e agrande maioria, com receita. Para os filhos desses trabalhadores, o governo disponibilizou creche.

A maioria dos trabalhadores foram colocados em Home Office e as crianças em Home Schooling. Cada escola criou sua plataforma e-learning.

O resultado foi positivo para frear o avance do Coronavírus, mesmo com um alto número de infectados. No momento que eu escrevo este texto, são 13.942 infectados, com 368 mortos e 7.343 saudáveis. Esses números são atualizados sempre pelo Ministério da Saúde.

Se essas medidas serviram para conter a propagação do vírus e salvar vidas, por outro lado, setores da economia, como Turismo, Gastronomia e Cultura foram literalmente arrasados pela crise do Coronavírus. O resultado foi um desemprego recorde, mais de meio milhão de desempregados, num espaço de três semanas de confinamento.

Nesse contexto, o governo se viu obrigado a bancar empresas e trabalhadores, com auxílio financeiros e redução de impostos. Até agora, o pacote de auxílio Coronavirus já se encontra na casa dos 38 bilhões de euros, de acordo com o Ministério das Finanças.

Lojas até 400 metros quadrados reabrem amanhã

Com a situação de propagação do vírus, pelo momento sobre controle, o governo austríaco tentará salvar o que resta da economia. A partir de amanhã, 14 de bril, lojas com até 400 metros quadrados poderão reabrir amanhã, com medidas muito severas de higiene. O mínimo 20 metros por cliente. Também será obrigatório o uso de máscaras, medida que já vem sendo adotada nos supermercados.

Mesmo com a reabertura de parte do comércio, as medidas de contenção do Coronavírus continuarão. Não pode haver aglomeração de pessoas, por isso todos os eventos culturais e esportivos foram cancelados até o fim de junho.

Só pode estar juntos, as pessoas que moram no mesmo domicílio. Nos parques, tradição do Centro Norte da Europa, as pessoas devem estar a um metro de distância. Também será obrigatório de uso de máscaras, nos transportes públicos.

Será uma tentativa, se dará certo, não sabemos. O governo daqui já disse que se houver o aumento do número de casos, tudo será fechado de novo. Caso funcione, será a tentativa de conviver com o vírus.

Fontes:

Informação sobre o Coronavírus do governo austríaco: https://www.oesterreich.gv.at/nachrichten/allgemein/Gemeinsam-gegen-das-Coronavirus.html

Ministério da Saúde da Áustria sobre o número de infectados, mortos e saudáveis pós-coronavírus: https://www.sozialministerium.at/Informationen-zum-Coronavirus/Neuartiges-Coronavirus-(2019-nCov).html

Ministério das Finanças sobre ajuda financeira as empresas:https://www.bmf.gv.at/public/top-themen/corona-hilfspaket-faq.html

Agência de empregos: https://www.ams.at/arbeitsuchende/arbeitslos-was-tun/aktuelle-informationen-zum-coronavirus

Regras para reabertura de parte das lojas:https://www.tt.com/artikel/16850850/diese-auflagen-und-regeln-gelten-viele-geschaefte-oeffnen-ab-dienstag-wieder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.