Quem banca o Megxit?

Publicado por
Foto da Capa do Jornal “Oesterreich”

Eu me lembro, faz alguns anos, eu estava parada em um congestionamento enorme, em Bruxelas. Foi mais de uma hora. O que eu imaginava que fosse um acidente. O congestionamento era a passagem da comitiva da família real belga.

As monarquias na Europa só possuem uma função puramente representativa. Mexem com os corações de seus súditos, que em alguns países parecem ainda não se importar de bancá-los.

Aqui na Áustria, a monarquia foi abolida, logo após a Primeira Guerra. Bem, que os Hasburgos tentaram voltar. O último imperador, Otto não havia renunciado. Quando ele ainda estava vivo, ele tinha direito a alguns dias por ano, na Áustria. Ele vivia na Suiça. Os austríacos não se animaram em ter uma família real.

Na Casa Windsor, o caso é complicado. Vale lembrar o escândalo do divórcio da Princesa Diana e o Princípe Charles e, anos mais tarde, o falecimento de Diana, em um acidente de carro, em Paris. Ela e seu namorado estavam sendo perseguidos por Paparazzis.

Meghan Markle tinha uma carreira consolidada quando se casou com o Princípe Harry. Abdicou de tudo. Parece que o passar do tempo, as coisas não ficaram tão “contos de fada” assim.

Harry jamais será Rei. Ele está na linha sucessória, atrás de seu irmão William e também atrás de seus sobrinhos. Quem sabe, ele tenha alguma dificuldade com essa situação? Quem sabe também se irritou da maneira, como sua esposa era perseguida pela imprensa?

Verdade também é que as monarquias, com suas fofocas e brigas e intrigas movimentam uma bela quantidade de revistas, sites, blog. Vendem para seus súditos, o mundo conto de fadas. Antigamente, antes das redes sociais, eles tinham meio que o monopólio do “faz de conta”, junto com as celebridades.

Em tempos de redes sociais, muitos normais mostram suas vidas “glamourosas”, mesmo que essas também sejam de mentirinha. Uma imagem vale mais que mil palavras.

A grande pergunta que fica é: quem banca?. Em pesquisa recente, os britânicos disseram que não tinham problema com a renúncia de Harry e Meghan, desde que eles renunciassem tudo, incluindo os títulos de nobres.

O impasse continua. Eles agora estão no Canadá. A Rainha Elizabeth permitiu que eles possam viver aí, mas aí vem a pergunta de novo. Quem banca? Será que eles podem viver como normais?

Supostamente, a parte de segurança do casal, ainda real, deverá ser bancada pelo governo canadense. O Megxit parece estar longe do fim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.