Fundo Nacional Eleitoral – Vergonha Alheia

Publicado por

Fazer política custa dinheiro, disso não temos dúvida. E o Fundo Nacional Eleitoral tem essa função. Nos países do Centro Norte da Europa, os partidos políticos recebem o Fundo Nacional Eleitoral de acordo com número de parlamentares eleitos. Esse dinheiro serve para custear sedes de partidos, funcionários, campanhas. Mesmo que recebam esse dinheiro, os partidos políticos são obrigados a prestar contas. Afinal de contas, esse dinheiro vem do contribuinte.

No caso do Brasil, o Fundo Nacional Eleitoral virou um custeio de uma centena de partidos políticos que não representam o povo brasileiro e pior, parte desse dinheiro é retirado de areas fundamentais como Saúde, Educação e Segurança Pública.

O mais grave é aumento de dois bilhões para três bilhões e oitocentos milhões reais. Literalmente vergonhoso, para um país que sofre pela ausência de serviços públicos. De acordo com a Folha de São Paulo, esse aumento só foi possível após a redução nas despesas de vários Ministérios, como quinhentos milhões na Saúde, trezentos e oitenta milhões da Infraestrutura e Desenvolvimento Regionale duzentos e oitenta milhões para a Educação.

Essa decisão tem que ser aprovada em nova votação na Comissão Mista de Orçamento e depois passar por uma votação definitiva, que deve ocorrer no próximo dia 17 de dezembro.

Esse é o momento para que a sociedade questione os políticos. Não podemos viver em constante clima de eleições. Hora de colocar o país para funcionar. Até quando vossas excelências seguirão brincando de ismos e istas e finalmente farão política?

Por fim, para concluir esse post, o DricaRibas defende o financiamento transparente para se fazer política. Aliás, palavra que desapareceu faz tempo do vocabulário da política brasileira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.