As Palavras de Greta na Onu

Publicado por

Confesso a vocês que fiquei um pouco pertubada, com as palavras de Greta Thunberg, na Assembléia da ONU.

“How dare you?” – esbravejava a mocinha, falando que seu “futuro” foi roubado, já que não havia por parte dos governantes, uma política ambiental.

Greta é fundadora de um movimento chamado “Friday for Future”, onde as sextas-feiras, as crianças, ao invés de ir para a escola, saem as ruas para protestar. O movimento ganhou força e trouxe um questionamento, muito necessário, sobre políticas concretas para a preservação do meio ambiente aliado a uma política de sustentabilidade.

Vou dar um exemplo: o pagamento de imposto de CO2. O imposto seria para evitar o uso do carro ou caminhões, para melhorar a qualidade do ar. Se a idéia é bonita, esparra em problemas concretos: Como fica aquelas pessoas que necessitam do carro para trabalhar? Isso acontece, em muitas localidades na Áustria ou Alemanha, fora dos grandes centros urbanos, onde a rede de transporte público não é suficiente.

Já a questão dos caminhões é bastante complexa. Faz anos, que a fronteira austríaca e alemã, em Salzburg enfrenta um trânsito pesadíssimo de caminhões. E a cada período de férias, aumenta mais. O que fazer?

Vale lembrar, que a questão ambiental é muito importante e pesquisas sérias mostram que a destruição do nosso habitat existe e nos custa qualidade de vida. Quantas pessoas, por exemplo sofrem com problemas respiratórios, em cidades com a péssima qualidade de ar?

Greta se esqueceu, que ela vem de um país rico, como a Suécia e que milhares de crianças, fora da Europa rica, essas sim, não possuem e dificilmente, não possuirão futuro.

Infelizmente, esse discurso só serviu para uma coisa: alimentar a extrema-direita.

E para concluir, ontem, 27 de setembro houve protestos organizados pelo Movimento Friday for Future, em várias capitais mundo a fora. Link: https://orf.at/stories/3138775/

Obs: Vocês podem dar uma olhada no Friday for Future, com a etiqueta #fridayforfuture.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.