Ibiza Affaire – Eleições na Áustria

Publicado por

No dia 29 de setembro, os austríacos estão convidados a eleger um novo parlamento. A nova eleição acontece depois do escândalo Ibiza Affaire ou Strache Vídeo. O leitor pode procurar pelo assunto, na internet com as etiquetas #ibizaaffaire, #ibizagate ou #strachevideo.

No dia 17 de maio, a revista alemã “Spiegel” divulgou em sua versão on-line, um vídeo do então Vice-Primeiro Ministro Heinz-Christian Strache e Johan Gudenus, Secretário Geral do Partido da Liberdade (FPÖ) em uma conversa nada republicana com uma suposta oligarga russa, em uma mansão, em Ibiza, na Espanha.

No trecho divulgado, Strache pede contribuição financeira para o Partido da Liberdade, além de dinheiro para comprar um dos principais jornais da Àustria, o Krone Zeitung. Como um dos jornais mais lidos do país, teria uma grande influência sobre nas eleições.

A reação foi imediata, seja nas redes sociais, assim como nas ruas. Milhares de pessoas se reuniram na frente do governo austríaco, no Ballhausplatz, para exigir a renúncia do governo, o que aconteceu em conta-gotas.

Primeiro veio a renúncia do Strache. Em seu discurso de renúncia, ele lamentou sua conduta no vídeo, movida a muita bebida alcóolica.

Logo em seguida, o partido conservado, ÖVP e seu líder e nesse momento, Primeiro-Ministro, Sebastian Kurz exigiu como condição, para continuar a coalizão, a renúncia do Herbert Kickl. Ministro do Interior do governo anterior. Kickl é apontado com um extremista radical. Como ele não renunciou, o Presidente Alexander Van der Belle o demitiu e aí, o Partido da Liberdade se retirou da coalizão.

Sebastian Kurz ainda tentou levar o seu governo de minoria adiante, mas perdeu o voto de confiança do parlamento. Ironicamente, o próprio Partido da Liberdade se juntou aos Sociais-democratas para derrubar o governo.

Nesse ponto, para que a Àustria não ficasse sem governo e respeitando a Constituição, foi convocado um governo estilo, mandato tampão. Governo composto com Ministros, funcionários públicos do primeiro escalão. Pela primeira vez, a Àustria teve uma mulher como Primeira-Ministra. Birgit Bierlein era a Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal.

Sendo assim, no dia 29 de setembro, os austríacos escolheram de novo o seu parlamento, afinal de contas o governo deve ser legitimado pelo voto.

Em plena campanha eleitoral, resta saber, qual tipo de governo virá, nesse caso, que tipo de coalizão, característico do governos parlamentaristas.

Ficou curioso? Então não deixe de acompanhar o DricaRibas.

Link: https://www.spiegel.de/politik/ausland/heinz-christian-strache-wer-ist-wer-in-der-ibiza-affaere-a-1268064.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.