Política na Áustria: A questão dos extremistas

Publicado por
20190407_143510.jpg
Cartaz da oposição atacando o governo. Dá para me ver no reflexo da foto.

As eleições do Parlamento Europeu estão marcadas para o dia 26 de maio e ela trará várias turbulências para o governo daqui. Mesmo que a economia vá de vento em popa, na política, as brigas e escândalos aparecem com mais frequência no noticiário.

O assunto das brigas e escândalos envolvendo o Partido da Liberdade (FPÖ), não são novidade. Há meses no parlamento austríaco há uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a influência de extremistas no serviço secreto austríaco – BVT Bundesverfarssungsschutz. Suspeitas pairam sobre o Ministro Herbert Kickl do FPÖ de que ele dificulta o rastreo e o combate de extremistas.

Se o assunto já era uma pedra no sapato do governo, depois do atentado de Christchurch, ele ficou simplesmente indigesto. Brenton Tarrant, o assassino que matou 50 pessoas em duas Mesquitas, na Nova Zelândia. Brenton contribuiu com 1.500,00 euros para associação Bewegung Identitäre. Essa associação é considerada de extrema-direita e mantinha ligações com Vice-Kanzler Hans-Christian Strache.

O Kanzler Sebastian Kurz exigiu ao seu parceiro de coalizão que se separe de vez dos extremismos e especialmente da associação Identitäre. Na frente das câmaras, Vice-Kanzler Strache afirmou que não tinha nada a ver com essa associação, o que gerou a ira do seu líder. Via Twitter,  membros do Identitäre afirmaram que poderiam “provar os vínculos”  do Vice Primeiro-Ministro com o Identitare. Toda essa briga está no Twitter com a etiqueta #identitaere.

Enquanto o Kanzler Sebastian Kurz aceitou as explicações do Vice-Kanzler Strache, a oposição acredita que essas foram insuficientes, devido a quantidade de provas e até mesmo manifestações nas redes sociais dos vínculos do FPÖ e Indentitäre.

Depois, veio o poema do Partido da Liberdade de Braunau. No poema, há uma comparação entre ratos e imigrantes que caiu muito mau. O Vice-Prefeito Christian Schilcher foi afastado do cargo e expulso do partido. O Primeiro Ministro Sebastian Kurz pediu mais uma vez, que seu parceiro de coalizão, para se afastar dos extremismos. Vale lembrar, que a cidade de Braunau é a cidade natal de Adolph Hitler.

Por fim, houve a entrevista do cabeça de lista do Partido da Liberdade, Harald Vilimsky no telejornal ZIB2 do canal ORF, na última terça-feira. Ao ser questionado pelo apresentador Armin Wolf sobre um cartaz racista da ala jovem do seu partido, no estado da Estíria, Vilimsky reagiu agressivamente e o ameaçou, afirmando que ações assim, não permaneceria sem consequências. A entrevista acabou muito mau e os últimos dias, a política anda muito azeda, por aqui.

Com tudo isso, fica uma pergunta no ar: Quais serão as consequências políticas desses casos na coalizão? Seguramente a turbulência vai persistir, mais ainda em plena campanha para as eleições do Parlamento Europeu. Vale lembrar, que ambos partidos da coalizão do governo atual se apresentarão para as eleições, em listas separadas, características do sistema parlamentaristas.

Para concluir, essa eleição do Parlamento Europeu servirá de teste para as eleições da cidade de Viena, marcada para o ano que vem. Essa sim, definirá o destino do governo atual austríaco.

Por fim, disponibilizo links para aqueles que se interessam pelo assunto. Uma boa oportunidade para aprender alemão.

Fontes:

Bewegung Identitäre: https://www.identitaere-bewegung.at/

Textos na imprensa:

https://www.krone.at/1902522

https://www.nzz.ch/international/identitaere-in-oesterreich-kurz-verlangt-abgrenzung-der-fpoe-ld.1471986

https://diepresse.com/home/innenpolitik/5616689/Braunauer-FPOeVizebuergermeister-tritt-nach-RattenGedicht-ab

https://mobil.derstandard.at/2000101954707/Unterste-Schublade-Harald-Vilimsky-bei-Armin-Wolf-in-der-ZiB?amplified=true&__twitter_impression=true

Vídeo:

Entrevista do cabeça de lista do Partido da Liberdade, Harald Vilimsky no ZIB2, com o Armin Wolf. A entrevista começa no minuto 11:53.

https://tvthek.orf.at/profile/ZIB-2/1211/ZIB-2/14011345

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.