1964 – Análise DricaRibas

Publicado por

Em tempos onde os devaneos ideológicos tentam emplacar narrativas para fingir uma realidade que não existe, estar atentos aos fatos é o melhor remédio. Pode ser que os fatos não agradem. Mas, a importância de entendê-los é a melhor maneira para se encontrar soluções para o futuro.

Este texto foi divido em quatro partes. Vamos lá?

Ditadura sim senhor

Existem diferenças entre uma ditadura de esquerda ou de direita? A resposta é não. Quando se há a supressão das liberdades individuais, seja por qual seja a razão por parte de um governo, não pode ser aceito. No caso, do Brasil foi sim um golpe que os militares deram e ficaram por longos 21 anos.

Depois veio a Lei da Anistia e com ela a anistia ampla e irrestrita para todos. Mas, com a Comissão da Verdade perdeu-se a oportunidade de se passar a limpo os crimes cometidos pelos militares e guerrilha. Por mais dolorido que fosse, teria feito muito bem a nossa Democracia.

O Lulopetismo

Em 2002, Lula chegou à Presidência através do voto. Nesse momento havia aquela idéia romântica de que tudo ficaria bem, já que as esquerdas finalmente estavam no poder.

Com o passar do tempo os fatos foram mostrando que o PT tinha um projeto de poder, de transformar um Brasil em uma espécie de república comunista. Apelou para a corrupção, que sempre foi infelizmente, moeda de se fazer política no nosso país. Basta ver os casos investigados pela Operação Lava Jato. O DricaRibas até se atreve a escrever que sem a Operação Lava Jato, o PT estaria no poder.

Outro fato que não podemos deixar de mencionar é a “Ditadura de Idéias” que o PT implantou, seja na cultura, como no jornalismo. Caso você não seguisse a tal receitinha de bolo, você era carta fora do baralho. DricaRibas passou belas saias justas com os petistas. Por que impedir a liberdade de se expressar?

Eleições 2018 – O Plebiscito

Vamos ser sinceros, as eleições do ano passado foram um plebiscito. Todas as tentativas de manobras políticas, assim como as tentativas de emplacar narrativas. Houve uma pressão enorme e se não fosse a população brasileira, seja nas ruas e nas redes sociais, provavelmente teríamos Lula de volta.

Foi uma eleição muito violenta, que incluiu um atentado contra um canditado, a facada contra Jair Bolsonaro, agora Presidente, Aliás, até agora o caso ainda não elucidado totalmente.

Bolsonarismo substituindo o Lulopetismo?

Estamos a pouco mais de três meses de Governo Bolsonaro e já tivemos uma série de crises, todas elas geradas pelo próprio governo. Sejam nas redes sociais, com o famoso caso do “Golden Shower” ou até mesmo, a falta de motivação de aprovar reformas estruturais urgentes, mesmo impopulares, como a Reforma da Previdência

Vale lembrar que não foram os bolsonaristas que elegeram Jair Bolsonaro. Boa parte são daqueles que não queriam o PT e almejam que o país funcione e principalmente que o dinheiro pago em impostos seja revertido, em serviços públicos para todos.

Mesmo que tenha tido uma renovação no Congresso, esse último round entre o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia e o Presidente Jair Bolsonaro mostrou que o Congresso não está disposto a mudar seus hábitos de “toma lá da cá” de cargos.

Por outro lado, o governo não deve embarcar unicamente em ideologias e acreditar que somente isso resolverá os nosso problemas. Um exemplo? Toda a brigalhada envolvendo o Ministério da Educação. Os estudantes devem aprender ler e escrever em português. Para quê ideologizar? Todos têm o direito, na vida adulta de escolher a ideologia que queira, o certo que todos os pagadores de impostos merecem serviços públicos e ponto. O respeito deve ser a base para tudo.

Por fim, estamos em 2019. Não há motivos para festejar um golpe ou uma revolução de 64. O país se encontra em uma situação lastimável e a necessidade de colocá-lo nos trilhos é urgente. Caso contrário, estaremos condenados a sermos um país subdesenvolvido. Será que é isso que queremos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.