Eleições na Espanha – Sistema Parlamentarista

Publicado por

O governo na Espanha caiu. O presidente espanhol Pedro Sanchez convocou eleições parlamentárias, para o dia 28 de abril. Pedro Sanchez chegou ao poder, depois de uma monção de censura contra Mariano Rajoy. Era um governo de minoria e caiu depois que não conseguiu aprovar o Orçamento, no parlamento espanhol.

Os independendistas catalães que colocaram Pedro Sanchez como presidente, também o retiraram. Tudo em função da complicadíssima situação da Calalunia e seu difícil processo de Independência. Situação que se agravará com o começo do processo de julgamento de seus líderes, no Supremo Tribunal de Justiça espanhol. Qual será o resultado e os efeitos desse processo nas eleições, ainda não se sabe, embora a direita saia, em vantagem.

É importante levar em consideração, que dentro de um sistema parlamentarista, dificilmente um governo de minoria dura. No caso do governo socialista do presidente Pedro Sanchez, ele durou somente oito meses. Por isso, na maioria dos regimes parlamentaristas, há necessidade de coalizões para formar um governo estável.

Coalizões podem ser feitas, entre os dois partidos ou mais partidos, vencedores das eleições, respeitando a constituição de cada país, que determinará o número de cadeiras para a formação do governo.

Para concluir esse post: a Àustria tem um governo de coalizão entre o Partido Conservador e o Partido da Liberdade e a Alemanha, entre o Partido Conservador e o Partido Social-democrata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.