Cortinas de Fumaça

Publicado por

 

Ontem, no Twitter a discussão foi a prisão de Cesare Battisti, na Bolívia. Esse Senhor já deveria estar na Itália, há muito tempo cumprindo sua pena. Ele matou quatro pessoas, em nome de “ideologia”.

Mas, o lance foi ver a discussão e aí fica a pergunta no ar: Isso interfere em algo na situação do Brasil? No ponto de vista de ideológico, Cesare Battisti era considerado um “ativista político” por setores da esquerda. Para a direita, um terrorista. Fora das duas bolhas ideológicas: uma pessoa que cometeu crimes, atos terroristas que devem ser punidos. A Justiça na Itália já havia condenado Cesare Battisti. A essas horas, ele já está em Roma.

Vamos dá uma passada em outras discussões de alto teor ideológico, nas redes sociais:

– a saída do Brasil do Pacto Global para Migração: promessa de campanha, o Presidente Bolsonaro anunciou a retirada do Brasil do pacto. O que significa isso na prática? Nada. O pacto é somente uma série de recomendações sobre a migração. Não interfere em nada, nas leis dos países. Isso foi somente um afago do governo aos seus apoiadores mais aguerridos.

– a discussão do porte de armas: a discussão no Twitter, que teve direito a treta. Logo após o anúncio do decreto, surgiram tweets oferecendo cursos de tiros. O DricaRibas foi dá uma olhada em preços de revolver. Na página do Brasil Tática, site que vende armas, o preço de um revolver calibre 38, não sai por menos de 3.500,00 reais. A idéia de “segurança” ficará só para as famílias que possuírem dinheiro para isso, além de não “resolver” o problema da segurança pública. A segurança pública demanda projetos de anos para surtir efeito.

– Queiroz: o ex-motorista de Eduardo Bolsonaro, senador do PSL – Partido Social Liberal eleito pelo Rio de Janeiro, que movimentou mais um milhão, de acordo com o COAF – Controle de Atividades Financeiras. O caso deu o que falar nas redes sociais. Haja treta com laranja. O fato é que a contratação de assessores por parlamentares não é feita de forma transparente. Essa espécie de corrupção oficial deve acabar. Isso vale para todos os parlamentares, não importa o partido político. Será que acabará?

– O filho do General Mourão: concursado do Banco do Brasil ganhou uma promoção incrível. Foi promovido para Assessor Especial do presidente do banco. Não discutimos os méritos do rapaz, mas não caiu bem e vai contra do discursso de campanha do Bolsonaro. Incrível foi ver as “justificativas” para a promoção: E se fosse o filho do Lula? Quanto se trata de administração púlica, não se pode ter duas “medidas”. Existem regras para serem cumpridas e não se pode favorecer o fulano, o ciclano…

Todos esses pontos que coloquei são importantes, mas, como eu relatei, muito rapidamente, foram levados somente dentro das perspectivas de cada bolha ideológica.

Para completar o nosso post, vamos aí a um fato que tem sido pouco discutido: a permanência de Rodrigo Maia e Renan Calheiros, respectivamente como presidentes da Câmara dos Deputados e Senado. Já existem textos na imprensa, defendendo esses personagens, já que ambos possuem “experiência” e que os novatos podem ser “encolhidos” pela inexperiência.

Não foi esse o recado que a população brasileira deu nas urnas. Será que vamos ter o mesmo enredo, com personagens diferentes?

Obs: Quando acabei de escrever, eu me lembrei da história do Rosa e Azul e da Teoria de Darwin. Ministra Damares Alves, o estado brasileiro é laico.

Links: Texto do site da ONU em português

Site Brasil Tática: Site de compras de armas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.