Brexit – Do Divórcio para a Relação Estável

Publicado por

As negociações da saída da Grãn-Bretanha da União Européia não tem sido fáceis. O título do texto foi uma frase, que escutei de um jornalista austríaco, ontem no noticiário local.

Isso também, me faz me lembrar uma conversa com um amigo, que trabalha para a Comissão Européia: a Grã-Bretanha não faz parte necessariamente da Europa, já que é uma ilha. É membro da UE, mas não faz parte da zona de moeda comum, o euro.

Mesmo assim, o grito de independência da Europa, tem mostrado os lados da realidade. Do ponto de vista econômico, como ficarão os negócios das empresas britânicas, depois de sua saída, com o resto das empresas que faz parte do bloco? Os vários acordos entre os membros vislumbra haver uma cooperação comum, além de um relaxamento de tarifas alfandegárias, ou seja de produtos produzidos dentro da União Européia.

Do ponto de vista político, ainda não é claro o que acontecerá com a fronteira com a Irlanda do Norte. Vale lembrar que aí houve uma guerra, entre católicos e protestantes.

Além da fronteira com a Irlanda do Norte, também haverá fronteira com a Gibraltar, península que se encontra na sul da Espanha e que pertence à Gran-Bretanha. A Espanha sente que seus interesses possam ser afetados e ameaça vetar as negociações do Brexit.

No domingo haverá uma renião de cúpula, em Bruxelas. O objetivo é selar um acordo de divórcio amigável.

Ao longo da semana, a Primeira Ministra Theresa May fez uma campanha intensa na imprensa britânica. Ela disse, que se ela caí, as negociações do Brexit se atrasarão e não é o desejo da maioria dos britânicos. Por outro lado, há uma pressão para que faça um novo reverendo, no parlamento britânico.

Na leitura do DricaRibas, o Brexit parece um balão de ensaio. Nínguem sabe quais serão os resultados e se especialmente, se esses resultados serão tão positivos, exatemente como os políticos britânicos venderam para a população.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.