E o Museu queimou…

Que tristeza profunda que me deu, quando eu vi as chamas consumindo o Museu da Quinta da Boa Vista. Aliada a tristeza, eu senti raiva e nojo. Já fazia tempo, que se falava do meu estado deste museu, assim como outros patrimônios históricos do país que padecem do mesmo problema. Um verdadeiro descaso por parte das autoridades.

Logo em seguida, as manifestações sobre o tema começaram a pipocar nas redes sociais. Como estamos em plena campanha eleitoral, os políticos começaram a falar no assunto, com o objetivo de alcançar votos. Também começou aquele engodo “esquerda” e “direita”. Afinal de contas, de quem é culpa?

De todos nós. Eu me perguntei, se todos não deveríamos ter questionado mais os nossos políticos. De alguma maneira, nós e eu me também faço parte, nos deixamos levar neste joguinho político de rivais.

E agora? A imagem do museu queimando mostra que não conseguimos a chegar a lugar nenhum, que nós nos deixamos perder e cair na conversa de políticos oportunistas. O que eles querem? Seguir usufruindo do dinheiro público.

Das cinzas, pode ser que se salve alguma coisa. A idéia de reconstruir o museu, como se fosse Disney, idéia proposta pelo Prefeito é no mínimo ridícula. Mas, mostra bem a mentalidade da nossa elite política.

Como deu aqui no noticiário europeu: quem perde somos todos nós, perdemos parte importante da nossa história e da história da humanidade.