Impostos – Uma pequena Reflexão

Publicado por

A greve da Petrobrás expôs alguns dos problemas estruturais que temos:

– Petrobrás, uma estatal mal administrada e usada para fins eleitoreiros;

– transporte de mercadorias, unicamente por rodovias quando se poderia utilizar ferrovias e, porventura hidrovias, dependendo da região;

– falta de planejamento previsão, já que havia tempo que os caminhoneiros que estavam ameaçando fazer greve;

Apenas coloquei alguns problemas dos muitos. Sem contar que parte da nossa elite política que só está preocupada com seu umbigo…

Se o governo baixou o preço do diesel, de algum outro lugar, ele vai ter que tirar para fechar as contas.

Muitos temem, que outras categorias, possam fazer greve para forçar uma baixa também no preço da gasolina. Díficil prever.

Mesmo que muitos textos na imprensa apontem os prejuízos com a greve, justos de serem apontados, então porque a população apoiou a greve? Por uma razão simples: os impostos que se pagam, não retornam como serviços públicos. Ainda por cima, a população vê como os políticos ainda vivem dos previlégios, às custas do dinheiro público.

Aí, vem aqueles que acreditam que soluções mágicas, estilo intervenção militar resolverão todos os nossos problemas. Não resolverão! Esses problemas são profundos e graves e demandam políticas que para surtir algum efeito, com certeza precisam de tempo, que muitas vezes uma legislatura de quatro anos não é o suficiente.

Além do mais, com pouco mais de quatro meses para eleições, não acredito que soluções radicais resolvam. Só para oportunistas de plantão.

Mesmo que muitos estejam cansados de tudo, mudanças estruturais e melhor distribuição e transparência do uso do dinheiro público são questionamentos que devem ser levados para o próximo governo.

Para concluir esta pequena reflexão: não existem soluções mágicas ou salvadores da pátria. O que existe é uma população que exige serviços públicos, afinal de contas, para que se paga impostos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.