Desfiles das Escolas do Grupo Especial – Rio

Publicado por

carnival-woman-costume-orange-48796.jpeg

Consegui assistir aos desfiles através do YouTube. Achei que as escolas apresentaram desfiles bonitos, com bons enredos, mesmo com a grana curta. Elas mostraram que pode-se sim fazer um desfile sem luxo, com samba no pé e apoiados em sua comunidade. Aliás, os poucos destaques que se viram, com fantasias mais caras não eram exatamente daí. A tradição falou mais alto, mesmo com as arquibancadas vazias mostrando a grave crise financeira que atravessa o estado do Rio.

Gostei muitos dos desfiles, os que mais me agradaram foram os da Mangueira, Salgueiro e Beija-Flor. A Mangueira com seu enredo: “Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco” me agradou em cheio. Eu me lembrei de toda a parte de pesquisa do meu doutorado onde eu escrevi sobre a história do carnaval carioca. Amei a ala das baianas à moda antiga, sem mangas, assim como as das fantasias tradicionais, como a bateria vestida de bate-bola.

O Salgueiro trouxe para a avenida o enredo: “Senhores do Ventre do Mundo”, uma celebração para a mulher africana. Lindo desfile!

A Beija-Flor trouxe o enredo: “Monstro é aquele que não sabe amar! Os filhos abandonados da pátria que os pariu”. Um excelente desfile onde se misturou a realidade e ficção com a história de Frankenstein e os problemas monstruosos que a população brasileira se vê obrigada a enfrentar como ausência de segurança pública e outros frutos da corrupção. Vale lembrar que o clássico “Frankenstein”, obra maestra do terror foi escrito Mary Shelley e completa 200 anos em 2018.

Os outros enredos também foram muito bons, mas esses foram aqueles que o público mais se identificou, por estarem presentes no seu cotidiano.

Agora, resta esperar o resultado para saber, qual escola será a vencedora do carnaval 2018. Qual é a sua favorita?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.