A Catarse da Imprensa depois da segunda Condenação do Lula

Publicado por

Ler as notícias do Brasil, especialmente no fim de semana após a condenação do ex-presidente Lula, em segunda estância foi um exercício de paciência. Com algumas execeções, boa parte era de total histeria ideológica, seja de “direita” ou de “esquerda”.

Setores da direita festejam a condenação do Lula como um troféu. De repente, a solução dos nossos problemas, já que a “esquerda” sempre foi culpada de tudo. Será? O PT tem sim, muita culpa, mas não teria encontrado espaço para o seu projeto ditadorial de poder, se tivéssemos tido uma oposição de verdade. Seu parceiro político PMDB também usufruiu e muito da corrupção. Tanto é assim, que muitos políticos ainda estão calados, já que também têm suas pedências na Justiça.

A condenação do ex-presidente Lula é muito importante e abre portas para outras condenações. Mas, aí vem uma pergunta: Como o STF vai agir, daqui para frente? Muitos processos de políticos estão travados aí, em função do foro privilegiado. Levando-se em conta, que esses ministros são nomeados por políticos, não quero nem saber a pressão que esses andam fazendo aí. Motivo simples: muitos políticos vão perdem o foro, se não conseguem revalidar seus mandatos nas eleições de outubro.

Por outro lado, se vão existir manobras, todo cuidado é pouco. A sociedade civil brasileira, independente de direita ou esquerda quer o uso consciente do dinheiro público, além de serviços públicos de qualidade. Não será fácil. Que o diga o Ministro Gilmar Mendes que viajou de Brasília à Cuiabá, em vôo comercial. Ele teve que sair escoltado pela Polícia Federal. Até no exterior, em Lisboa, ele também foi “incomodado”.

As cenas dos próximos capítulos prometem. Nós temos que estar de olhos bem abertos, sem cair em conversas puramente ideológicas. A realidade chama e continuará mostrando os problemas que os brasileiros enfrentam, em seu cotidiano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.